Tratamento Caseiro para Bartolinite

Um tratamento caseiro para bartolinite muito indicado por médicos é o banho de assento em água quente, pois favorece a drenagem espontânea do cisto, permitindo a sua cura, além de aliviar as dores.

Como fazer:

  1. Encher uma bacia com água quente (35ºC);
  2. Deixar a vagina submersa na água durante 15 minutos;
  3. Repetir o banho de assento 4 vezes por dia;
  4. Manter o tratamento caseiro durante 4 dias.

Tratamento para Bartolinite

O tratamento natural para bartolinite por meio de banhos de assento nem sempre resolve o problema, pois o ponto de abertura geralmente é bastante pequeno e obstrui-se rapidamente, mesmo antes de completar a drenagem.

Uma incisão cirúrgica, com anestesia local, para drenar completamente o abscesso promove uma recuperação mais rápida e proporciona um alívio melhor. O procedimento pode ser feito no próprio consultório médico.

Medicamentos antibióticos podem ser prescritos se o cisto estiver infectado, mas geralmente não são necessários se o abscesso for drenado adequadamente.

O que é Bartolinite?

Bartolinite é uma inflamação das glândulas de Bartholin, que estão localizadas nos dois lados da abertura da vagina, na parte mais interna dos lábios vaginais. Essas glândulas produzem um muco que ajuda a lubrificar a vagina, especialmente durante o ato sexual.

A bartolinite caracteriza-se pelo acúmulo pus nessas glândulas, formando uma protuberância e deixando as mesmas inchadas. Pode ser provocada por relação sexual sem proteção (DST) ou bactérias da flora intestinal.