Veja 7 Dicas para Evitar o Sono Depois do Almoço

Se você sente muito sono depois do almoço, confira essas 7 dicas para evitar a sonolência depois de comer e se manter mais alerta e acordado:

  1. Faça refeições leves: Dê preferência a saladas, carnes grelhadas e legumes (feijão, ervilha, grão de bico, lentilha). Evite carboidratos (arroz, pão, massa, batata) e gorduras em excesso. Um almoço mais calórico deixa a digestão mais lenta e aumenta o sono depois de comer;
  2. Não coma mais de um tipo de carne e carboidrato: Se vai comer arroz, não precisa comer batata ou macarrão. O mesmo acontece com as carnes. Se optar por frango, não é necessário comer carne vermelha, por exemplo;
  3. Evite beber muito líquido durante a refeição: Ingerir muito líquido junto com a comida deixa a digestão mais lenta. O ideal seria não beber nada, porque o corpo já produz os líquidos necessários para a digestão (saliva e sucos digestivos);
  4. Almoce num local com temperatura amena: O calor faz o metabolismo desacelerar, deixando a pessoa mais lenta e com sono depois do almoço;
  5. Tome um café após o almoço: Beber um cafezinho depois de comer ajuda a despertar porque o café tem cafeina e por isso é estimulante. Se não gostar de café, pode optar por um chá ou qualquer outra bebida que tenha cafeina, como guaraná, por exemplo;
  6. Caminhe depois de comer: Andar um pouco após a refeição aumenta a oxigenação do cérebro e ajuda a ficar acordado;
  7. Durma bem durante à noite: Ter uma boa qualidade de sono evita a sonolência durante o dia. O ideal é dormir entre 7 e 8 horas por noite.

Se mesmo assim você continuar com sono e precisar tirar um cochilo depois do almoço, não durma mais do que 20 minutos. Uma soneca pode ajudar, mas dormir mais do que isso pode deixar a pessoa ainda mais sonolenta ao longo do dia.

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