Saúde no Clique » Urologia » Vontade de Urinar a Toda Hora

Vontade de Urinar a Toda Hora

Compartilhar no Facebook

Sentir vontade de urinar a toda hora constantemente, sem motivo aparente, pode indicar uma alteração funcional da bexiga chamada Síndrome da Bexiga Hiperativa, uma doença que atinge homens e mulheres, sendo mais comum no sexo feminino. O órgão sofre contrações involuntárias fazendo com a pessoa sinta uma vontade súbita e urgente de urinar a toda hora, podendo inclusive haver perda de urina.

Sintomas da Síndrome da Bexiga Hiperativa

  • Frequência aumentada: Sentir necessidade de urinar mais de 8 vezes ao dia, incluindo levantar durante a noite;
  • Urgência: Ter a necessidade de urinar assim que a vontade surge;
  • Urgeincontinência: Desejo súbito e intenso de urinar que pode levar à perda de urina se a pessoa não o fizer imediatamente.

Tratamento da Síndrome da Bexiga Hiperativa

O passo mais importante para tratar o problema é procurar um urologista ou ginecologista e falar abertamente sobre o problema. O sucesso do tratamento depende muito da pessoa em questão, que deve seguir as recomendações de mudança nos seus hábitos:

  • Dieta: Eliminar ou reduzir a ingestão de alimentos ou bebidas que possam piorar os sintomas urinários como café, chá, bebidas alcoólicas, frutas, sucos de frutas cítricas, bebidas ácidas, alimentados condimentados ou ácidos, alimentos ou bebidas com adoçantes;
  • Regular o funcionamento do intestino: Se o intestino estiver preso pode aumentar a pressão sobre a bexiga;
  • Perder peso: O excesso de peso pode provocar um aumento da pressão sobre a bexiga, o que dificulta o controle da micção.

Veja também