10 Alimentos que Baixam o Colesterol

Os alimentos mais indicados para baixar o colesterol ruim (LDL) são aqueles ricos em fibras e pobres em gordura animal. Confira 10 alimentos que devem estar incluídos numa dieta para diminuir o colesterol alto.

Aveia

Contém fibras que ajudam a baixar o mau colesterol (LDL). Pode ser consumida juntamente com frutas, misturada no iogurte (desnatado) ou utilizada em receitas de pães;

Sementes de linhaça

É uma excelente fonte de ômega 3 e 6, "gorduras boas" que ajudam a reduzir as taxas de colesterol ruim (LDL). A dose diária recomendada é de 1 colher de sopa de sementes de linhaça trituradas no liquidificador. Pode ser consumida junto com a salada;

Frango

É uma carne magra (principalmente o peito), com pouca gordura, por isso é ideal para quem tem o colesterol alto. Deve ser preparado sem pele;

Frutas

São ricas em fibras e devem ser consumidas com casca, sempre que possível. Maçã, laranja, tangerina, goiaba, mamão, pêssego, pera e ameixa estão entre as mais indicadas para baixar o colesterol;

Verduras e legumes

As fibras podem reduzir o colesterol em até 15%. Por essa razão, verduras e legumes devem ser consumidos diariamente no almoço e jantar;

Soja

Contém fitosterol e ácido linolênico, substâncias que baixam o colesterol. A proteína de soja é uma das melhores formas de beneficiar desse alimento;

Leguminosas

Feijão, ervilha, lentilha e grão-de-bico são ricos em fibras e devem fazer parte da dieta diária;

Berinjela

Além de fibras, contém uma vitamina que faz aumentar o colesterol bom (HDL);

Azeite

É rico em gorduras monoinsaturadas que ajudam a baixar o colesterol ruim (LDL). Pode ser usado para temperar as saladas;

Cereais integrais

Boa fonte de fibras, indispensáveis para reduzir o colesterol alto.