10 Benefícios do alongamento muscular

O alongamento muscular traz diversos benefícios para o corpo quando praticado regularmente, prevenindo dores e lesões musculares, melhorando a flexibilidade e a qualidade de vida, além de ser muito importante no tratamento de problemas músculo-esqueléticos.

10 Benefícios do alongamento muscular

Quando executado corretamente, o alongamento muscular pode fazer muito mais do que apenas deixar o corpo mais flexível. Os seus benefícios podem ser estender também para a mente, aliviando a tensão e o estresse. Confira 10 benefícios do alongamento muscular que talvez você não conhecia:

  1. Aumenta a flexibilidade, deixando os movimentos mais soltos e leves e melhorando a aptidão física;
  2. Alivia a tensão muscular responsável por dores nas costas, no pescoço e até dores de cabeça;
  3. Relaxa o corpo e a mente, ajudando a aliviar o estresse;
  4. Aumenta a consciência corporal, melhorando também a habilidade para aprender e executar movimentos finos;
  5. Melhora a postura;
  6. Previne lesões esportivas e as dores musculares após o exercício físico;
  7. Previne tendinites e LER (lesão por esforço repetitivo);
  8. Ativa a circulação sanguínea;
  9. Prepara o músculo para a atividade física;
  10. Produz ótimos resultados no tratamento de dores na coluna (lombalgia e cervicalgia).

10 Benefícios do alongamento muscular

Para quem pratica atividade física, é importante fazer alongamentos antes e depois dos exercícios, principalmente depois para relaxar a musculatura.

Vale frisar que os benefícios do alongamento muscular só serão notados se os exercícios forem feitos regularmente (pelo menos 3 vezes por semana) e executados da forma correta.

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Como fazer alongamento muscular

10 Benefícios do alongamento muscular

⇒ Antes de iniciar os alongamentos, é importante fazer um aquecimento geral de 10 minutos;

⇒ O músculo deve ser alongado até atingir um ponto de tensão. Não é necessário sentir dor;

⇒ Quando chegar ao limite do músculo, mantenha a posição de alongamento durante 30 segundos, sem dar "soquinhos";

⇒ Volte à posição inicial lentamente;

⇒ Respire fundo durante o alongamento;

⇒ Faça os alongamentos com movimentos lentos e suaves.