10 Dicas para ter Hábitos Alimentares Saudáveis

Confira 10 dicas práticas e fáceis de seguir para que você tenha hábitos alimentares saudáveis que ajudam a emagrecer e prevenir doenças:

  1. Coma arroz com feijão pelo menos 5 vezes por semana. O feijão com arroz é uma excelente combinação de proteínas e faz bem à saúde;
  2. Consuma todos os dias 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos; Dica saudável: antes de preparar as carnes, tire a gordura e faça o mesmo com a pele das aves;
  3. Ingerir no máximo 1 porção diária de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina;
  4. Coloque como regra de alimentação evitar beber refrigerantes e sucos industrializados e comer bolos, bolachas, sobremesas, doces, chocolates e outras guloseimas;
  5. Reduza a quantidade de sal nos alimentos e retire o saleiro da mesa;
  6. Beba pelo menos 2 litros de água por dia, de preferência nos intervalos das refeições;
  7. Faça 3 refeições (café da manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis diariamente;
  8. Não pule refeições;
  9. Inclua nas refeições diárias 6 porções de cereais (arroz, milho, trigo, pão, massa), tubérculos (batatas) e raízes (mandioca). Dica saudável: dê preferência aos alimentos integrais, pois estão na sua forma mais natural e são mais saudáveis para o organismo;
  10. Coma pelo menos 3 porções de legumes e verduras nas refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches diariamente.

Para ter um plano alimentar personalizado e adequado às suas necessidades, consulte um nutricionista.