12 Motivos para Beber Mais Água

Beber água nas quantidades adequadas traz benefícios para a saúde, beleza e até para a mente. Confira 12 motivos para beber mais água:

  1. É a substância mais importante e abundante do corpo humano, da qual estão dependentes todas as reações químicas que acontecem no organismo;
  2. Constitui cerca de 60% do peso corporal de uma pessoa adulta, estando presente inclusive nos ossos (20%);
  3. A água é fundamental para o transporte de nutrientes para as células;
  4. Está presente no plasma sanguíneo, nos ossos, nas articulações, nos sistemas respiratório, digestivo e nervoso, na pele e nas secreções (lágrimas, suor, fezes e urina);
  5. Regula os líquidos corporais que atuam na digestão, absorção de nutrientes, circulação sanguínea e linfática, produção de saliva e controle da temperatura corporal;
  6. Beber água ao longo do dia melhora a aparência da celulite e ajuda a prevenir a retenção de líquidos;
  7. Melhora o funcionamento dos músculos, mantendo o equilíbrio entre fluidos e eletrólitos;
  8. Melhora a aparência da pele. A falta de água deixa a pele seca, com diminuição de tônus, textura e elasticidade;
  9. Auxilia o funcionamento dos rins e previne cálculos renais (pedras nos rins);
  10. Melhora o funcionamento do intestino, prevenindo a constipação (prisão de ventre);
  11. A água está presente no fluido encontrado em todas as articulações do corpo, que funciona como um lubrificante, evitando o atrito entre os ossos;
  12. Beber água na quantidade adequada ajuda a evitar dores de cabeça e melhora o humor.

Como Beber a Quantidade Certa de Água

  • A quantidade recomendada é de 2 a 3 litros de água por dia;
  • Antes do exercício físico e a cada 20 minutos de atividade física recomenda-se beber 200 ml de água;
  • Uma forma de garantir que vai beber a quantidade adequada é encher uma garrafa e ir bebendo ao longo do dia;
  • Preparar chás para beber durante o dia é outra forma de garantir a hidratação;
  • Observar a cor e o cheiro da urina é uma boa maneira de saber se o corpo precisa ou não de água: Urina clara e sem cheiro significa que o corpo está hidratado; urina escura com cheiro forte é sinal de desidratação.

Sinais e Sintomas de Desidratação

  • Boca seca;
  • Lábios rachados;
  • Urina escura;
  • Letargia;
  • Dor de cabeça;
  • Náuseas e vômitos;
  • Confusão mental.