20 Alimentos Ricos em Proteínas

Os alimentos ricos em proteínas são aqueles de origem animal, como carnes, peixes, ovos e queijos, embora alguns legumes (grão-de-bico, lentilha, feijão) e cereais também sejam boas fontes de proteína.

Confira duas tabelas com 20 alimentos ricos em proteínas:

Alimentos Ricos em Proteína Animal
AlimentoQuantidade de Proteína em cada 100 g
Lombo de porco18,5 g
Ovo de galinha12 g
Carne de vaca21 g
Frango26 g
Leite de vaca8 g
Camarão24 g
Salmão21 g
Bacalhau prensado e salgado38 g
Atum24 g
Queijo parmesão32 g

As proteínas de origem animal possuem um alto valor biológico, ou seja, são mais facilmente assimiladas e utilizadas pelo organismo do que aquelas de origem vegetal.

Alimentos Ricos em Proteína Vegetal
AlimentoQuantidade de Proteína em cada 100 g
Soja34 g
Amêndoa21 g
Castanha de caju18 g
Chia15 g
Linhaça14 g
Aveia14 g
Feijão21 g
Tofu9 g
Amendoim23 g
Nozes18 g

As proteínas são essenciais para a manutenção e aumento da massa muscular, uma vez que fornecem a matéria prima necessária para a formação e recuperação dos músculos, que são os aminoácidos.

Os alimentos ricos em proteínas são muito importantes nas dietas de perda de peso, pois além de prolongarem a sensação de saciedade favorecem o aumento da massa magra com o exercício físico. Quanto mais músculo o corpo possui, mais calorias ele queima.

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Para saber a quantidade de proteínas que você precisa ingerir diariamente, basta multiplicar o peso corporal por 0.75, uma vez que a dose diária recomendada é de 0,75 g por Kg. Já os desportistas e os atletas precisam de cerca de 1,2 a 1,5 g de proteína por cada Kg de peso corporal.

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