4 Dicas Simples para Quem Quer Ter uma Postura Correta

Manter a postura correta no trabalho e nas atividades do dia a dia ajuda a prevenir dores nas costas e problemas na coluna como as hérnias de disco. Confira 4 dicas simples para ter uma boa postura.

1 - Postura Correta Sentado

  • Escolha uma cadeira com um encosto que favoreça as curvaturas naturais da coluna;
  • Sente-se com a coluna ereta, mantendo a região lombar encostada na cadeira;
  • Os quadris e os joelhos devem estar num ângulo de 90º;
  • Os pés devem estar apoiados no chão ou sobre um apoio de pés.

2 - Postura Correta no Trabalho

Para quem trabalha sentado em frente ao computador, além dos cuidados com a cadeira citados anteriormente, é importante posicionar adequadamente cada elemento do computador para manter a postura corporal correta:

  • A tela deve estar ao nível dos olhos e a cerca de um braço de distância;
  • Mantenha a cabeça e o pescoço retos, olhando para frente;
  • Os braços e os ombros devem estar relaxados;
  • A coluna lombar deve estar apoiada no encosto da cadeira;
  • O teclado deve estar a uma altura que permita que os punhos, as mãos e o antebraço estejam em linha reta (posição neutra);
  • Mantenha os cotovelos junto ao corpo.

3 - Postura Correta ao Dormir

  • De barriga para baixo (bruços): É a posição menos indicada. Caso precise dormir nessa posição, use um travesseiro baixo para a cabeça e outro para colocar embaixo da barriga ou então dobre uma das pernas e coloque um travesseiro alto embaixo dela;
  • De lado: O travesseiro deve deixar o pescoço reto, alinhado com a coluna; Dobre um pouco as pernas e coloque um travesseiro ou almofada entre os joelhos;
  • De barriga para cima: Colocar um travesseiro embaixo dos joelhos para aliviar a coluna lombar.

4 - Postura Correta ao Carregar Peso

  • Agache-se sempre que precisar levantar objetos pesados do chão e levante fazendo força nas pernas e não na coluna. Nunca incline a coluna para frente quando for necessário pegar algo pesado;
  • Quando usar mochilas, use as duas alças para carregá-a ao invés de apenas uma;
  • Ao carregar sacos, sacolas ou outros objetos, distribua o peso entre os dois lados do corpo;
  • Não carregue objetos em cima da cabeça ou sobre os ombros.