5 Truques para Reduzir a Glicose no Sangue

Para reduzir a glicose no sangue é fundamental ter uma alimentação adequada e fracionada, escolhendo os alimentos certos e comendo nas horas certas, sem deixar de lado os exercícios físicos. Confira 5 dicas para diminuir a glicose no sangue:

  1. Praticar atividade física: O exercício físico aumenta a sensibilidade do organismo à insulina, favorecendo a entrada da glicose nas células musculares e diminuindo assim a glicose no sangue. Além disso, o exercício faz o corpo queimar mais calorias e utilizar a glicose sanguínea como fonte de energia;
  2. Comer a cada duas horas: Evitar jejuns prolongados ajuda a manter um nível de glicose constante no sangue, evitando assim os picos de glicemia que desencadeiam um aumento da secreção de insulina;
  3. Fazer refeições pequenas: Diminuir a dose das refeições principais é outra forma de prevenir os aumentos súbitos de glicose no sangue. Por isso também é tão importante não ficar muito tempo sem comer, para manter a forme sob controle;
  4. Cortar refrigerantes, doces, arroz e pão branco, massas comuns, bolos e bolachas: Esses carboidratos possuem um alto índice glicêmico, ou seja, aumentam rapidamente as taxas de glicose no sangue;
  5. Consumir cereais, pães, massas e arroz integrais, aveia, lentilhas, grão de bico: Esses alimentos possuem índice glicêmico baixo, ou seja, são digeridos mais lentamente pelo organismo, fornecendo glicose de forma gradual e evitando os picos de glicemia. Também são ricos em fibras, que ajudam a diminuir a absorção de açúcar nas refeições.