7 Alimentos que Ajudam a Ganhar Massa Muscular

Os alimentos que ajudam a ganhar massa muscular são aqueles ricos em proteínas e carboidratos de absorção lenta. Confira 7 alimentos que ajudam a ganhar músculos:

  1. Pão integral: Os carboidratos são essenciais para ganhar músculos, pois o corpo precisa deles para produzir energia. Sem carboidratos, o organismo vai utilizar a preciosa proteína dos músculos como fonte de energia. Porém, os carboidratos devem ter baixo índice glicêmico, pois são absorvidos lentamente pelo organismo e não provocam picos de açúcar no sangue. Assim, prolongam a sensação de saciedade e diminuem o acúmulo de gordura no corpo. Pães e cereais integrais são boas fontes desse nutriente;
  2. Batata doce: É outra fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico, sendo portanto mais saudável que a batata normal. A ingestão de carboidratos ao longo do dia é importante pois facilita a regeneração das microlesões musculares causadas durante a atividade física. Apesar de ser saudável, a batata doce não deixa de ser calórica. Por isso, deve ser consumida com moderação;
  3. Mandioca: Também é um alimento de baixo índice glicêmico, mas que deve ser consumida em doses pequenas por causa das calorias: 125 Kcal em cada 100 g;
  4. Carne vermelha: Excelente fonte de proteína de alto valor biológico, ou seja, possui todos os aminoácidos essenciais na dose certa para a construção dos músculos. Como a carne vermelha tem alto teor de gordura, recomenda-se optar por cortes menos gordos (patinho, alcatra, filé mignon). 100 g de carne vermelha fornecem 26 g de proteína;
  5. Carnes brancas: Peixes, frango, peru, são excelentes fontes de proteína, com a vantagem de terem pouca gordura. 100 g de frango fornecem 25 g de proteína;
  6. Leite: Possui aminoácidos que são inteiramente absorvidos pelo organismo, sendo por isso muito indicado para ganhar massa muscular. Um copo de leite (250 ml) tem 8 g de proteína;
  7. Ovo: A clara do ovo é uma excelente fonte de proteína para ajudar a ganhar massa muscular, pois é rica em albumina, uma proteína absorvida e utilizada inteiramente pelo organismo. Um ovo de galinha médio contém 10 g de proteína.

É importante lembrar que para ganhar massa muscular mais rápido e fácil, é fundamental associar alimentação e exercícios, como a musculação.

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Isso porque durante a musculação o músculo sofre microlesões que, ao serem regeneradas, promovem o aumento da massa muscular, preparando a musculatura para o esforço extra.

A ingestão de proteínas é fundamental para essa regeneração do músculo e consequentemente, para o aumento de massa muscular.