7 Alimentos Saudáveis e Baratos que Todo Mundo Deveria Conhecer

Conheça 7 alimentos saudáveis e baratos que não podem faltar na sua alimentação.

1) Arroz Integral

  • Muito rico em fibras;
  • Fornece boas doses de fósforo, ferro, cálcio, vitamina B e E;
  • Melhora o funcionamento do intestino;
  • Desintoxica o organismo;
  • Aumenta o colesterol bom;
  • Previne diabetes, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer;
  • Tem ação antioxidante.

2) Feijão

  • Rico em ferro, potássio, fósforo e cálcio;
  • Fonte de proteínas, fornece aminoácidos essenciais que são facilmente aproveitados pelo organismo;
  • Possui carboidratos complexos e fibras que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue;
  • Tem baixo teor de gordura e sódio, sendo indicado para hipertensos;
  • Colabora na prevenção e no tratamento de problemas cardiovasculares, diabetes, obesidade e câncer.

3) Carne Moída

  • Fonte de proteínas, ferro e vitaminas B12, A, D e E;
  • É facilmente metabolizada pelo corpo por já vir triturada.

4) Sardinha

  • Fonte de proteínas, ômega 3 e cálcio;
  • Possui propriedade anti-inflamatória;
  • Ajuda a prevenir o entupimento dos vasos sanguíneos;
  • Diminui os níveis de colesterol ruim e triglicerídeos, reduzindo os riscos de doenças cardiovasculares e derrames;
  • Pode baixar a pressão arterial;
  • Ajuda a prevenir doenças como Diabetes, artrite reumatóide, asma, inflamações nos intestinos (colites) e alguns tipos de câncer;
  • Melhora o humor;
  • Favorece o aprendizado;
  • Fortalece o sistema imunológico.

5) Alface

  • Fornece cálcio, fósforo, ferro e vitaminas A e C;
  • Possui lactucina, um composto com efeito calmante e relaxante encontrado sobretudo no talo;
  • Contém ácido fólico, uma substância com importante papel na produção de neurotransmissores que ajudam a controlar a ansiedade, além de ser fundamental para prevenir malformações no tubo neural do feto;
  • Rico em fibras que melhoram o funcionamento do intestino e combatem a prisão de ventre, além de aumentar a sensação de saciedade.

6) Ovo

  • Fonte de proteínas, colina, ácido fólico, ferro, zinco;
  • O ácido fólico é uma vitamina que combate a anemia, reduz o risco do mal de Alzheimer, previne doenças cardiovasculares, AVC (derrames), além de auxiliar no controle da hipertensão;
  • Contém albumina, uma proteína com alto valor biológico;
  • Aumenta o colesterol bom.

7) Abacate

  • Rico em potássio, ácido fólico e vitaminas A, E e C, B6;
  • Possui glutationa, uma substância com ação antioxidante que protege o corpo dos danos provocados pelos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce, doenças cardiovasculares e determinados tipos de câncer;
  • Fornece uma grande quantidade de gorduras saudáveis que podem ajudar a controlar os níveis de colesterol em adultos, além de contribuir para o desenvolvimento e crescimento das crianças.