7 Benefícios do Gergelim que Pouca Gente Conhece

O gergelim é rico em nutrientes que trazem diversos benefícios para a saúde, podendo baixar os níveis de colesterol, prevenir diabetes e até ajudar a emagrecer. Confira 7 benefícios pouco conhecidos das sementes de gergelim:

  1. Reduz o colesterol ruim: O gergelim é rico em gorduras monoinsaturadas, ou seja, gorduras boas que contribuem para baixar os níveis do colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom colesterol (HDL). Além disso, é excelente fonte de lecitina, um poderoso emulsionante que ajuda a dissolver as gorduras, inclusive o colesterol, evitando assim que se depositem nas paredes das artérias;
  2. Ajuda a emagrecer: Suas fibras e proteínas aumentam a sensação de saciedade e como também é rico em cálcio, atua diretamente na quebra da gordura corporal, além de inibir o armazenamento da mesma;
  3. Melhora o funcionamento do intestino: Com fibras insolúveis que regulam o trânsito intestinal, o gergelim umedece e lubrifica o intestino, atuando como um laxante suave que ajuda a prevenir hemorróidas, prisão de ventre e câncer de cólon;
  4. Combate o diabetes: As fibras insolúveis da casca do gergelim contribuem para controlar os níveis de açúcar no sangue;
  5. Fortalece a pele: O gergelim é uma boa fonte de proteínas que melhoram a consistência da pele e ajudam a prevenir a flacidez;
  6. Previne a osteoporose: Excelente fonte de cálcio, mineral essencial para evitar o desgaste ósseo e manter a boa saúde de todo o esqueleto;
  7. Fonte de nutrientes essenciais: O gergelim fornece boas doses de cálcio, magnésio, potássio, além de vitaminas A, E e do complexo B.

Receita de Pasta de Gergelim

Uma forma de aproveitar os benefícios do gergelim é fazer uma pasta das sementes para passar no pão.

Como fazer:

  1. Tostar 1 xícara de gergelim sem pele numa frigideira;
  2. Espere esfriar;
  3. Bata no processador até formar uma farofa, ligando e desligando;
  4. Continue batendo até que as sementes liberem o óleo que dará a consistência de pasta.