7 Benefícios Imperdíveis da Linhaça Dourada

Os benefícios da linhaça dourada são devidos às suas propriedades nutricionais, uma vez que esse alimento é rico em ômega 3 e ômega 6, proteínas, fibras, vitaminas e minerais, ajudando na prevenção de diversas doenças, inclusive alguns tipos de câncer. Confira 7 benefícios da linhaça dourada:

  1. Ajuda a prevenir câncer de mama e cólon: A linhaça dourada é rica em lignanas, uma substância semelhante ao estrogênio, que tem propriedades anticancerígenas;
  2. Tem ação antioxidante: A vitamina E, o ômega-3 e o ômega-6 presentes na linhaça dourada são poderosos antioxidantes, ou seja, combatem os radicais livres que causam envelhecimento precoce e doenças degenerativas, incluindo doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer;
  3. Ajuda no controle do mau colesterol (LDL): O ômega-3 e ômega-6 são gorduras "boas" que ajudam a controlar os níveis sanguíneos do mau colesterol (LDL), além das fibras, que possuem ação comprovada na redução dos níveis de colesterol circulante. Isso previne que o LDL fique acumulado nas artérias e obstrua esses vasos, podendo causar infartos e derrames;
  4. Possui ácido alfa-linolênico (ALA): Este composto traz importantes benefícios contra doenças cardiovasculares, além de reduzir o risco do câncer de mama em mulheres, diminuir a gordura corporal, auxiliando o emagrecimento, e controlar o diabetes inicial;
  5. Rica em fibras: A linhaça dourada é uma boa fonte de fibras que podem ajudar a controlar os níveis de colesterol, pois aumentam o movimento da bile ("detergente" natural do organismo) no sistema gastrointestinal;
  6. Combate a prisão de ventre: As fibras da linhaça dourada aumentam o volume e a fluidez do bolo fecal, melhorando os casos de constipação intestinal;
  7. Melhora a imunidade: A proteína presente na linhaça dourada contém aminoácidos que atuam de forma significativa nas funções imunes do corpo.

Como Consumir a Linhaça Dourada

Para usufruir de todos os benefícios da linhaça dourada, é melhor consumi-la triturada ou moída (farinha de linhaça), uma vez que a sua casca pode comprometer a digestão e diminuir a absorção de seus nutrientes.

As sementes podem ser trituradas no liquidificador e devem ser guardadas num recipiente opaco e bem fechado na geladeira, durante 3 dias no máximo, para evitar a oxidação.

O óleo de linhaça é outra forma de consumir esse alimento, podendo ser utilizado em saladas ou nos próprios pratos.

As cápsulas de linhaça também são uma opção, mas devem ser prescritas por um médico ou nutricionista. É importante também verificar se o produto é aprovado pelo Ministério da Saúde.