8 Benefícios do aipo para a saúde que você não conhecia

O aipo ou salsão é uma hortaliça que traz diversos benefícios à saúde devido às suas propriedades nutricionais. Pobre em calorias e com propriedades diuréticas, o aipo ajuda a desinchar e emagrecer. Suas vitaminas e minerais atuam em funções importantes do organismo, como coagulação sanguínea, prevenção de malformações fetais, controle da pressão arterial, manutenção da saúde dos ossos, entre outras. Além disso, o aipo possui antioxidantes que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e visuais, envelhecimento precoce e alguns tipos de câncer.

8 Benefícios do aipo para a saúde que você não conhecia

Emagrecimento

O aipo pode ser incluído nas dietas para emagrecer pois tem poucas calorias e é fonte de fibras. Cada 100 g de salsão tem apenas 20 Kcal, o que faz dele um alimento pouco calórico. As fibras se expandem no estômago e promovem saciedade, ajudando a controlar o apetite.

Outro benefício do aipo para o emagrecimento é o fato de ser rico em potássio, que tem ação diurética. Assim, o aipo combate a retenção de líquidos e ajuda a desinchar, contribuindo para a perda de peso e medidas.

Hipertrofia muscular

Para quem pratica exercício físico, o aipo pode contribuir indiretamente para a hipertrofia e para o aumento de massa muscular. Apesar de não fornecer proteínas, o salsão possui vitamina B9, que participa no metabolismo e na síntese dos aminoácidos, que são os "tijolos de construção" das proteínas presentes no corpo e que formam os músculos.

Recuperação muscular

O potássio atua na contração muscular. Assim, o consumo de aipo após atividades físicas muito intensas ajuda a repor o potássio do organismo e auxilia na recuperação dos músculos.

Ação antioxidante

O aipo é uma excelente fonte de carotenoides, como luteína, zeaxantina e beta-caroteno (pró-vitamina A). Essas substâncias têm ação antioxidante, ou seja, protegem o organismo contra os radicais livres, que são moléculas instáveis que circulam pelo corpo e danificam as células, podendo causar envelhecimento, doenças cardiovasculares e degenerativas, além de alguns tipos de câncer.

Assim o aipo ajuda a prevenir infarto, câncer de mama, próstata e pulmão, envelhecimento celular precoce, processos inflamatórios e degenerativos. Esses carotenoides também estão presentes no olho (mácula) e reduzem o risco de degeneração macular e catarata, que podem causar cegueira.

Prevenção de malformações fetais

O aipo é fonte de vitamina B9, também conhecida como ácido fólico ou folato. Essa vitamina participa na formação das células sanguíneas e na produção de DNA, além de ser essencial durante a gravidez, sendo já recomendada pelo médico antes mesmo da mulher engravidar para prevenir malformações nervosas no feto.

Prevenção de hemorragias

A vitamina K, também presente no aipo, desempenha uma importante função na coagulação sanguínea. A falta dessa vitamina causa hemorragias e dificuldade de coagulação do sangue. Porém, em excesso, causa lesões no fígado, icterícia e anemia.

Em grandes quantidades a vitamina K também pode interferir na ação de medicamentos anticoagulantes. Por isso, recomenda-se que pessoas que fazem uso desses medicamentos peçam orientação médica quanto à quantidade de aipo que pode ser consumida sem trazer riscos para a saúde.

Controle da pressão arterial

O aumento da ingestão de potássio reduz a pressão sanguínea, atenuando os efeitos do sódio (sal de cozinha) sobre a pressão e ajudando no controle da hipertensão arterial (pressão alta).

Saúde dos ossos e dentes

O aipo é rico em fósforo que, juntamente com o cálcio, é essencial para a manutenção da integridade do esqueleto e da saúde dos ossos e dentes.