8 Benefícios do Café que Talvez Você Não Conhecia

O benefícios do café para a saúde são devidos não só à cafeína, mas a muitos outros compostos com propriedades antioxidantes, que ajudam a prevenir doenças como câncer, Mal de Parkinson e diabetes.

Confira 8 fantásticos benefícios do café:

  1. Ajuda a emagrecer e queimar gordura: O consumo de café acelera o metabolismo, fazendo o corpo queimar mais calorias, além de estimular a quebra de células de gordura corporal. Estima-se que a ingestão de 6 xícaras de café por dia provoca um aumento no gasto energético de cerca de 100 calorias;
  2. Estimulante do sistema nervoso central: A cafeína melhora o estado de alerta, a concentração, a capacidade de memorização, o aprendizado, além de combater a sonolência e o cansaço;
  3. Ação antioxidante: O café possui ácidos clorogênicos, um poderoso antioxidante que protege o corpo contra os danos causados pelos radicais livres, ajudando a prevenir o envelhecimento precoce, doenças cardiovasculares, processos inflamatórios, além de câncer de cólon, fígado e mama;
  4. Ação antibacteriana, antiviral, e anti-hipertensiva: Todas essas propriedades também são provenientes dos ácidos clorogênicos, que compõem 7 a 10% do café;
  5. Alivia a dor de cabeça: A cafeína provoca uma contração dos vasos sanguíneos, diminuindo o calibre dos mesmos, o que traz alívio para as dores de cabeça. Por isso a cafeína está presente em remédios analgésicos;
  6. Ajuda a prevenir doenças neurodegenerativas: O consumo habitual de café parece diminuir a incidência de doenças neurodegenerativas como Parkinson e Alzheimer;
  7. Reduz o risco de diabetes tipo II: O consumo de pelo menos 6 a 7 xícaras de café por dia reduz significativamente o risco de desenvolver diabetes tipo II;
  8. Diminui o risco de cálculos renais: Beber 240 ml de café por dia reduz em 10% o risco de desenvolver pedras nos rins.

Benefícios do Café para Malhar

  • Aumenta a resistência;
  • Diminui a fadiga muscular;
  • Melhora o desempenho, a atenção, o processamento visual e o tempo de reação;
  • Estimula a utilização de gordura como fonte de energia;
  • Aumenta a tensão dos músculos;
  • Estimula o funcionamento do coração.

Para usufruir de todos os benefícios do café, recomenda-se o consumo de 3 a 4 xícaras por dia, de preferência sem açúcar ou adoçante.

Pessoas mais agitadas, ansiosas, que dormem mal ou que têm problemas renais devem evitar o consumo de café.

Leia também:

Café faz mal para a saúde?

Benefícios do Café Verde

Café Verde Emagrece?