8 Dicas para Emagrecer e Perder Barriga de Forma Saudável

Confira 8 dicas importantes para conseguir emagrecer e perder barriga sem prejudicar a sua saúde:

  1. Comer pelo menos 2 frutas por dia: As frutas são fontes naturais de vitaminas e minerais, nutrientes essenciais para a saúde. Além disso, possuem fibras, que aumentam a sensação de saciedade e ajudam a controlar o apetite, regulando também o funcionamento do intestino;
  2. Aumentar o consumo de verduras e legumes: As verduras e os legumes fornecem vitaminas, minerais e fibras. Recomenda-se que 2/3 do prato de comida seja composto por vegetais, pois saciam e ajudam a comer menos;
  3. Comer mais proteínas: Os músculos são formados por proteínas. Uma dieta pobre em proteínas leva à perda de massa muscular, o que não é saudável. Por outro lado, o seu consumo na dose certa favorece o aumento de massa magra, principalmente se a pessoa praticar atividade física. Quanto mais músculos a pessoa tiver, mais calorias irá queimar e mais fácil será emagrecer. Soja, frango sem pele, peixe e clara de ovo são excelentes fontes de proteína livre de gordura;
  4. Não cortar os carboidratos: Os carboidratos são o combustível do corpo e não devem ser retirados totalmente da alimentação, mas consumidos em pequenas quantidades. Uma dieta sem carboidratos pode causar fraqueza, dor de cabeça, tontura, fadiga, dificuldade de concentração, além de favorecer a perda de massa muscular. Os carboidratos mais indicados nas dietas de perda de peso são as formas integrais de arroz, pães, massa e cereais. Doces, refrigerantes, bolos e bolachas devem ficar de fora;
  5. Evitar gorduras de origem animal e frituras: As gorduras provenientes das frituras, carnes, queijos, embutidos e alimentos industrializados são prejudiciais à saúde e aumentam o risco de doenças cardiovasculares, sem falar nas calorias que não favorecem em nada o emagrecimento;
  6. Comer a cada 3 horas: Alimentar-se várias vezes ao dia, fazendo pequenos lanches entre as refeições, mantém o metabolismo elevado, não dá fraqueza e ajuda a controlar a fome, diminuindo a quantidade de comida nas refeições;
  7. Fazer Exercícios Físicos: A atividade física é sempre indicada para quem pretende emagrecer e perder barriga de forma saudável. Além de trazer diversos benefícios à saúde física e mental, o exercício faz o corpo queimar mais calorias e gorduras, acelerando o emagrecimento;
  8. Dormir bem: Dormir pouco (5 horas por noite ou menos) produz uma queda no ritmo do metabolismo, resultando numa menor queima de calorias e num maior armazenamento de gordura.