8 Hábitos Diários para Viver Melhor

Alguns hábitos diários podem ajudar a viver mais e melhor, melhorando a disposição, o humor e diminuindo o risco de doenças.

Ter uma alimentação balanceada e saudável

Sabe-se que grande parte dos casos de câncer, derrame e infarto poderiam ser evitados através de uma alimentação balanceada que fornece todos os nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo. Dar preferência a alimentos ricos em vitaminas, sais minerais e fibras, evitando o excesso de sal, açúcar e gordura;

Beber bastante água

Pelo menos 2 litros por dia. O corpo humano tem 75% de água na sua composição, por isso é fundamental mantê-lo bem hidratado. A água melhora o funcionamento do intestino, a aparência da pele, a função renal e elimina toxinas. Uma boa maneira de saber se é preciso beber água é observando a urina: Se estiver clara e sem cheiro é sinal de que o corpo está hidratado, enquanto que uma urina escura e com cheiro forte indica falta de água;

Praticar exercícios físicos

É um hábito diário fundamental para viver melhor. Se não puder ser todos os dias, que seja pelo menos 3 vezes por semana. Menos que isso não produz efeitos significativos. São inúmeros os benefícios de uma atividade física regular: diminui o estresse, melhora o humor, dá mais disposição para o dia-a-dia, previne doenças cardiovasculares, ajuda a controlar o peso, melhora a qualidade do sono, fortalece os ossos, entre outros;

Não fumar

Os malefícios do cigarro certamente ultrapassam em muito os seus "benefícios". A nicotina causa uma dependência que faz com que a pessoa fume para não sentir os efeitos da sua abstinência, ou seja, o indivíduo fuma para não sentir os efeitos desagradáveis de ficar sem fumar. Além do vício, o cigarro está relacionado com o aparecimento de diversos tipos de câncer, infarto, derrames, além de causar envelhecimento precoce;

Dormir bem

É quase impossível viver melhor sem dormir bem. Recomenda-se entre 7 a 9 horas por noite, o suficiente para descansar o corpo e a mente. A falta de um sono reparador aumenta o estresse e o desgaste geral, além de prejudicar as defesas do organismos, favorecendo o aparecimento de doenças e distúrbios;

Exercitar a mente

Estimular a mente através de leituras e atividades artísticas como tocar algum instrumento, pintar ou cantar ajuda a conservar uma melhor vitalidade mental ao envelhecer. Evitar ver televisão em excesso, que não exige nenhum esforço do intelecto e atrofia a mente;

Acabar com o stress

Superar as suas causas, afastar-se delas ou aprender a viver com elas, reservar tempo para fazer coisas que dão prazer, saber dizer não, evitar se sobrecarregar, organizar-se, não viver apenas para trabalhar, expressar as emoções, são hábitos diários que ajudam a combater o estresse e a viver melhor;

Apreciar o belo

Estar atento às coisas belas e simples que estão ao redor, parar por alguns minutos para ver o sol se pôr, observar a lua, o mar, ouvir uma música, observar a natureza, sorrir, aprender a apreciar as coisas simples e boas da vida.