9 Dicas para Reduzir o Sal na Alimentação

Reduzir o sal na comida é o primeiro passo para prevenir e controlar a hipertensão arterial e pode ser feito facilmente de diferentes formas. Algumas dicas:

  1. Utilizar ervas aromáticas e outros temperos: Substituir o sal por alho, alho poró, cebola, cebolinha, salsa, mostarda desidratada, coentro, limão, cominho, manjericão, folhas de louro, gengibre, azeites temperados com ervas, vinho e marinadas com legumes;
  2. Reduzir gradualmente o uso de sal: É possível apreciar o sabor dos alimentos preparados com menos sal. Uma redução de 1/4 do sal na alimentação muitas vezes passa despercebido pela maioria das pessoas e isso pode ser feito diminuindo de forma gradual o seu uso para se habituar ao sabor;
  3. Usar medidas para o sal: Uma boa maneira de saber exatamente quanto sal está sendo colocado na comida é usando um medidor como uma colher de chá ou café;
  4. Tirar o saleiro da mesa: É uma forma de acostumar o paladar ao sal que já foi adicionado no preparo dos alimentos;
  5. Reduzir o sal dos acompanhamentos: Diminuir ou reduzir o uso de sal em arroz, massa, batatas;
  6. Evitar alimentos industrializados: Carne, peixe, legumes, salsichas e refeições enlatadas ou pré-feitas geralmente tem uma quantidade de sal muito superior à recomendada;
  7. Passar os alimentos enlatados por água: Atum, sardinha, legumes e outros enlatados podem ser passados por água para eliminar um pouco do sal;
  8. Ler o rótulo dos alimentos: Escolher alimentos com até 300 mg de sódio por porção, dando preferência aqueles que são pobres em sal;
  9. Diminuir o consumo de pão: Os pães feitos com farinha branca contêm uma grande quantidade de sal, mesmo os integrais. Uma forma de diminuir o seu consumo nas refeições e lanches é substituindo o pão e os sanduíches por frutas, saladas, legumes, nozes, queijo e carnes brancas.