Açaí

O açaí é uma fruta da região da Amazônia que traz vários benefícios para a saúde, principalmente devido às propriedades antioxidantes da antocianina, a substância que dá ao açaí a sua cor roxa.

A polpa e o suco do açaí reduzem a quantidade de substâncias inflamatórias ligadas a doenças do coração, artrite e obesidade.

As calorias e a grande concentração de proteínas fazem do açaí uma fruta bastante recomendada para praticantes de atividade física, principalmente musculação.

Benefícios do Açaí

  • As gorduras presentes na fruta são benéficas para o organismo, ajudando na redução do mau colesterol e no aumento do bom;
  • Diminui os níveis de triglicerídeos no sangue;
  • Previne doenças cardiovasculares, como o infarto;
  • Ajuda a prevenir a obesidade;
  • Possui uma grande variedade de sais minerais que melhoram a memória e diminuem a fraqueza física;
  • Aumenta a energia;
  • A antocianina é um excelente antioxidante, que combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento e destruição das células sadias do organismo;
  • Fonte de vitaminas A, B, C, E e K, além de minerais como cálcio e fósforo, essenciais para a saúde dos ossos;
  • Excelente fonte de fibras e proteínas (100 g de Açaí contém 90% da ingestão diária de fibras recomendada e 25% da recomendação diária de proteínas).

Açaí engorda?

O açaí deve ser consumido com moderação, pois trata-se de uma fruta bastante calórica, com 247 kcal em cada 100 g. Metade da composição da polpa é gordura e embora a maior parte dessas gorduras seja boa para o organismo, não significa que não façam engordar.

Por isso a dose diária recomendada é de 300 ml de suco ou uma tigela pequena da polpa do açaí.

Veja mais em: Açaí engorda?

Como Fazer Açaí na Tigela

Para preparar esta receita de açaí na tigela são necessários os seguintes ingredientes:

  • 400 g de Açaí;
  • 2 bananas;
  • 60 g de granola;
  • 5 colheres de sopa de xarope de guaraná, encontrado em lojas de produtos naturais.

Modo de preparo:

  1. Bater todos os ingredientes no liquidificador até ficar um creme homogêneo;
  2. Servir numa tigela com a granola por cima.

Lembrando que quanto mais fruta e granola for acrescentada ao açaí, mais calórica fica a mistura.

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