Alcachofra: saiba para que serve e conheça os seus benefícios

A alcachofra é uma planta com propriedades medicinais, uma espécie de flor que pode ser consumida in natura, como alimento, ou ainda sob a forma de cápsulas ou chá. A alcachofra é muito procurada para ajudar a emagrecer devido às suas propriedades diuréticas, laxativas e desintoxicantes, mas os seus benefícios vão muito além do emagrecimento.

A planta ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e doenças como o câncer, auxilia o controle dos níveis de colesterol e açúcar no sangue, melhora o funcionamento do fígado e do aparelho digestivo, além de ser fonte de vitaminas e minerais que contribuem para o bom funcionamento de diversas funções do organismo.

Alcachofra: saiba para que serve e conheça os seus benefícios

Benefícios e propriedades da alcachofra

Desinchar e emagrecer

A alcachofra aumenta o fluxo do suco biliar produzido pelo fígado, que atua como um "detergente" sobre a gordura dos alimentos, dissolvendo e promovendo a sua digestão. A alcachofra é rica em fibras que prolongam a sensação de saciedade, favorecendo as dietas de perda de peso. O potássio presente na alcachofra confere ação diurética que combate a retenção de líquidos, ajudando a desinchar e reduzir medidas. Além disso, sua ação laxativa e diurética ajuda a limpar o corpo e eliminar toxinas que prejudicam o emagrecimento.

Como usar alcachofra para emagrecer

Além de seguir uma dieta equilibrada, com poucas calorias, recomenda-se tomar 2 cápsulas de alcachofra antes das principais refeições (3 vezes ao dia) ou beber 1 litro de chá de alcachofra por dia.

Saiba mais em: Descubra como as cápsulas de alcachofra podem ajudar a emagrecer

Ação anticancerígena

A alcachofra possui diversas substâncias com propriedades antioxidantes, entre elas carotenoides, luteína, zeaxantina e beta-caroteno, que podem ajudar a prevenir certos tipos de câncer, como os de mama e próstata. As antocianinas, encontradas na alcachofra roxa, também têm efeitos anticancerígenos.

Os antioxidantes atuam contra os radicais livres, que são moléculas que se acumulam e circulam pelo corpo e podem danificar as células. A ação nociva dos radicais livres pode causar doenças cardiovasculares e degenerativas, envelhecimento precoce e alguns tipos de câncer.

Prevenção de doenças oculares e envelhecimento precoce

Os antioxidantes carotenoides, luteína, zeaxantina e beta-caroteno também podem reduzir o risco de algumas doenças oculares como degeneração macular e catarata, que podem causar cegueira. Essas substâncias também combatem o envelhecimento celular precoce causado pelos radicais livres.

Benefícios para o aparelho digestivo e sistema imunológico

A inulina presente na alcachofra tem propriedade prebiótica, ou seja, favorece o desenvolvimento de bactérias no intestino que contribuem para o bom funcionamento do aparelho digestivo e do sistema imunológico. A alcachofra também é rica em fibras que favorecem o trânsito intestinal, combatem a prisão de ventre e reduzem o risco de câncer de intestino.

Alcachofra: saiba para que serve e conheça os seus benefícios

Controle do colesterol e diabetes

As fibras da alcachofra diminuem a absorção de gorduras e açúcar pelo intestino, contribuindo assim para o controle dos níveis de colesterol e açúcar no sangue.

Fonte de vitaminas e minerais

Vitaminas:

- Vitamina C: além de ter ação antioxidante, protege o organismo contra infecções, mantém ossos, cartilagens e mucosas saudáveis e melhora a absorção de ferro.

- Vitamina B9 (folato): desempenha um papel muito importante na produção do material genético e previne malformações fetais.

- Vitamina K: atua no processo de coagulação sanguínea.

Minerais:

- Potássio: participa na regulação da pressão arterial e pH (acidez) do sangue, digestão e contrações musculares.

- Manganês: favorece os processos metabólicos e tem ação antioxidante.

- Fósforo e magnésio: ajudam a regenerar os tecidos e a manter a saúde dos ossos e dentes, enquanto que o magnésio também contribui para o funcionamento adequado do sistema imunológico.

Chá de Alcachofra

Alcachofra: saiba para que serve e conheça os seus benefícios

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de alcachofra;
  • 1 litro de água.

Como fazer: Adicione a alcachofra na água e deixe ferver durante 5 minutos. Coe e beba a seguir. Lembrando que o chá fica amargo rapidamente, por isso recomenda-se que seja consumido logo a seguir ao preparo.

Quanto tomar: 3 xícaras de chá de alcachofra por dia ou 1 litro (para emagrecer).

O chá de alcachofra é contraindicado durante a gravidez e amamentação. Pessoas com problemas de obstrução do ducto biliar também devem evitar o consumo de alcachofra.

Leia também:

Alcachofra emagrece? Saiba como ela pode auxiliar a perda de peso

Como usar alcachofra para emagrecer