Alimentos Contra o Envelhecimento

Os alimentos mais indicados para prevenir o envelhecimento precoce e retardar o envelhecimento natural são aqueles com propriedades antioxidantes, pois conseguem minimizar os danos provocados pelos radicais livres nas células, um dos principais responsáveis pelo processo.

Principais substâncias antioxidantes presentes nos alimentos:

  • Vitamina C;
  • Vitamina E;
  • Carotenóides - Betacaroteno (vitamina A) e Licopeno;
  • Polifenóis - Resveratrol e Flavonóides.

Alimentos Antioxidantes contra o Envelhecimento

  • Frutas vermelhas: Amora, morango, framboesa, cranberry, blueberry, goji berry, são ricas em vitamina C e outros antioxidantes como antocianidinas, flavonóides, licopeno e betacaroteno;
  • Uva: As uvas escuras também podem ser incluídas na categoria de frutas vermelhas e são ricas em resveratrol, um poderoso antioxidante, além de vitamina C;
  • Tomate: Contém licopeno;
  • Cenoura: Fornecem betacaroteno, um precursor da vitamina A com ação antioxidante;
  • Frutas cítricas: São ricas em vitamina C;
  • Romã: Possui taninos e flavonóides;
  • Frutas Oleaginosas: Castanhas, nozes, amêndoas, avelãs são ricas em vitamina E;
  • Óleo de peixe: Fonte de vitamina E;
  • Azeite: Contém polifenóis;
  • Chá verde: Tem uma poderosa ação antioxidante, fonte de catequinas, carotenóides, flavonóides;
  • Ameixa: É rica em fenólicos e proantocianidinas que lhe dão um significativo poder antioxidante;
  • Vegetais verde-escuros: Alface roxa,rúcula​, brócolis, espinafre, couve não fontes de polifenóis;
  • Mamão, manga, batata-doce: São fontes de betacaroteno e licopeno.

Principais Causas do Envelhecimento

  • Fatores genéticos;
  • Alimentação inadequada muito rica em proteínas de origem animal, conservantes e outros aditivos químicos;
  • Estresse emocional;
  • Sedentarismo;
  • Poluição ambiental;
  • Excesso de exposição aos raios ultravioleta;
  • Fumo;
  • Ingestão de bebidas alcoólicas em excesso.

Como Prevenir o Envelhecimento

  • Alimentação rica em frutas, verduras, legumes e alimentos de origem vegetal;
  • Atividade física regular;
  • Evitar o sol excessivo, principalmente depois das 10 horas da manhã e antes das 16 horas;
  • Procurar dormir no mínimo 6 horas por noite;
  • Reduzir o estresse emocional.