Alimentos permitidos na Dieta da Proteína

Os alimentos permitidos na dieta da proteína são aqueles ricos em proteínas (principalmente magras), ricos em fibras e pobres em carboidratos. Confira uma lista completa dos alimentos permitidos na dieta da proteína:

  • Carnes: Carne branca, carne de vitela e carne de boi sem gordura, alcatra, bife de boi, coelho, contra filé, costela de vitela, escalope de vitela, filé mignon, picanha (sem a gordura), rosbife;
  • Miúdos: Coração de frango, moela, fígado de boi e de galinha, língua de boi;
  • Peixes: : Atum, atum ao natural, bacalhau, badejo, bonito, cavala, dourado, hadoque ou hadoque defumado, kani, linguado, merluza, pacu, peixe espada, pescada, pintado, raia, salmão, sardinha, tilápia, truta;
  • Frutos do mar: Camarão, caranguejo, siri, lagosta, lula, mexilhões, ostra, vieira;
  • Embutidos: Presunto magro ou light, presunto de frango, carne seca, bresaola, peito de peru ou de frango;
  • Laticínios: Queijo ricota, cottage ou sem gordura, requeijão, coalhada, iogurte sem gordura, leite desnatado;
  • Ovos e aves: Ovo de galinha (dois por dia) ou de codorna, codorna, frango, galeto, galinha, peru;
  • Proteínas vegetais: Hambúrguer de soja, carne sem glúten, tofu;
  • Frutas (uma porção por dia): Damasco, nectarina, tangerina, morango, framboesa, melão, amora, laranja, mexerica, pêssego, pera, maçã, ameixa;
  • Verduras e legumes: Todos os tipos, com exceção das batatas;
  • Farelos de trigo e aveia: 3 colheres e meia de sopa de farelo de aveia e 1 colher de sopa de farelo de trigo, por dia;​
  • Pão (duas fatias por dia): Pães integrais, de farelo de trigo e/ou de aveia;
  • Bebidas: Água (2 litros por dia), chá e café (sem açúcar).

Leia também: 20 Alimentos Ricos em Proteínas

A dieta da proteína permite perder até 2 Kg por semana, mas pode trazer alguns efeitos colaterais devido à baixa ingestão de carboidratos. O ideal é que a dieta seja prescrita por um nutricionista, de acordo com as necessidades calóricas e nutricionais individuais.