Alimentos Ricos em Carboidratos

Os alimentos ricos em carboidratos (pães, arroz, massa, batata) são a principal fonte de energia do corpo e por isso devem constituir entre 50 e 60% da dieta diária.

A falta de carboidratos na alimentação obriga o corpo a "queimar" músculo para produzir energia, pelo que devem estar presentes até mesmo em dietas para emagrecer.

Porém, os carboidratos são fontes de açúcar e se forem consumidos em excesso são armazenados sob a forma de gordura corporal, fazendo a pessoa engordar. Por essa razão, apesar de serem essenciais, o seu consumo deve ser moderado.

Os alimentos podem ser ricos em carboidratos simples, que são digeridos mais rapidamente, ou complexos, cuja digestão é mais lenta e a energia é liberada gradualmente.

Alimentos Ricos em Carboidratos Complexos

  • Cereais integrais;
  • Aveia;
  • Arroz integral;
  • Pão integral;
  • Massa integral;
  • Centeio;
  • Leite;
  • Lentilhas;
  • Grão de Bico;
  • Maçã;
  • Batata,

Os alimentos com carboidratos complexos possuem índice glicêmico baixo ou moderado, o que significa que são digeridos lentamente pelo organismo e não provocam picos de açúcar no sangue.

Esses picos de açúcar aumentam a produção de insulina, que faz com que o açúcar seja rapidamente absorvido e digerido ou transformado em gordura, fazendo com que a pessoa sinta fome pouco depois de comer.

Por isso os carboidratos complexos são indicados (em doses baixas) nas dietas de emagrecimento, pois prolongam a sensação de saciedade e não favorecem a transformação do açúcar em gordura.

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Além disso, também são recomendados para serem consumidos antes das atividades físicas, pois fornecem energia gradualmente ao longo do treino.

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Alimentos Ricos em Carboidratos Simples

  • Doces;
  • Açúcar refinado;
  • Pães brancos;
  • Arroz branco;
  • Massa comum;
  • Mel;
  • Frutas;
  • Refrigerantes;
  • Xarope de milho.

Os alimentos com carboidratos simples têm alto índice glicêmico pois provocam picos de glicose (açúcar) no sangue, sendo rapidamente digeridos, absorvidos e transformados em energia ou gordura pelo organismo, o que faz a pessoa voltar a sentir fome em pouco tempo.

Em geral, quanto mais doce ou adocicado é o alimento, maior é o seu índice glicêmico.

Os alimentos ricos em carboidratos simples normalmente devem ser evitados por quem quer emagrecer.

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