Alimentos Ricos em Colágeno

Os alimentos ricos em colágeno são as proteínas de origem animal como carne vermelha, frango, peixe, ovo, leite e derivados. Estes alimentos fornecem os aminoácidos, ou seja, a matéria prima necessária para o organismo produzir o colágeno.

Além das proteínas, para que o colágeno possa ser sintetizado é importante consumir também alimentos ricos em algumas vitaminas e minerais:

  • Vitaminas do complexo B: Fígado, cereais, folhas verde-escuras, carnes, ovos, legumes, feijão, nozes;
  • Vitamina C: Laranja, acerola, morango, limão, abacaxi, melão, maçã, tangerina, kiwi;
  • Vitamina E: Abacate, amêndoas, amendoim, castanhas;
  • Zinco: Ostras, carne de boi, frango, peru, feijão;
  • Selênio: Castanha-do-pará, farinha de trigo, gema de ovo.

Gelatina contém Colágeno?

A quantidade de colágeno presente na gelatina usada para sobremesas é muito baixa, geralmente apenas o suficiente para fazer o produto gelificar, não sendo considerada um alimento rico em colágeno.

Já a gelatina em cápsulas ou em vendida em lojas de suplementos alimentares é o colágeno puro, mas, por não ser hidrolisada, é menos eficiente.

A hidrólise quebra a proteína do colágeno em moléculas menores, o que facilita a sua absorção pelo organismo. Isso significa que é preciso consumir doses bem maiores de gelatina em cápsulas para conseguir os mesmos benefícios do colágeno hidrolisado.

Importância dos Alimentos Ricos em Colágeno

O colágeno é uma proteína produzida pelo organismo e que representa cerca de 25% de toda a proteína presente no corpo.

Entre as suas principais funções está a formação das fibras de colágeno que sustentam e dão firmeza à pele, além de constituir cartilagens, tendões, ligamentos e contribuir também para o fortalecimento dos cabelos e unhas.

A partir dos 30 anos, o corpo sofre uma perda anual de colágeno de 1%. Após os 50 anos, o organismo só consegue produzir cerca de 35% do colágeno necessário para todas as estruturas que dependem dessa proteína.

Por isso é importante consumir alimentos que estimulem a produção de colágeno e manter um estilo de vida saudável, com prática de exercícios físicos, redução do estresse, não fumar e evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Leia também: Alimentos que Oferecem mais Energia