Alpiste para Emagrecer

O alpiste não possui nenhuma propriedade específica que favoreça o emagrecimento, apesar da ideia difundida de que o alpiste emagrece. Obviamente, se alguém substitui uma refeição por um copo de leite de alpiste, reduz drasticamente as calorias ingeridas e consequentemente emagrece, mas nada tem a ver com o alpiste e muito menos é uma forma aconselhável de fazer dieta.

Certas propriedades do alpiste faz com que algumas pessoas o incluam nas dietas e, quando emagrecem, associam o seu consumo à perda de peso, mas o que a fez emagrecer de fato foi a redução da ingestão de calorias proporcionada pela dieta e não o alpiste por si só.

Alpiste aumenta a massa muscular?

O alpiste é rico em proteínas, embora não exista um consenso de que essas proteínas sejam processadas e aproveitadas pelo organismo humano. No caso de serem aproveitadas, podem favorecer o ganho de massa muscular, principalmente por quem pratica atividade física. Quanto mais músculos o indivíduo tiver, mais calorias irá queimar e mais rápido é o emagrecimento.

Alpiste é diurético?

O alpiste tem uma forte ação diurética, eliminando do organismo líquidos em excesso, o que pode reduzir medidas e dar a falsa sensação de emagrecimento, quando na verdade houve uma diminuição do inchaço e não queima de gorduras.

Alpiste tira a fome?

Por ser rico em fibras, o alpiste aumenta a sensação de saciedade e diminui o apetite, o que pode ajudar a emagrecer.