Amigdalite Caseosa

A amigdalite crônica caseosa é provocada pelo acúmulo de alimentos nas criptas ("buracos") das amígdalas, causando uma sensação frequente de irritação ou desconforto na garganta, além de mau hálito. A cirurgia para retirar as amígdalas é o tratamento indicado para curar o problema definitivamente.

Causas de Amigdalite Caseosa

As amígdalas possuem reentrâncias chamadas criptas, onde se acumulam restos de alimentos. Em algumas pessoas, esse alimento acumulado fermenta e apodrece, formando os cáseos amigdalianos, que são bolinhas brancas que se desprendem das amígdalas e têm um odor forte e desagradável, dando origem à amigdalite caseosa.

Vale lembrar que a amigdalite caseosa não é considerada uma doença, como as amigdalites virais e bacterianas, mas sim uma condição anatômica desfavorável das amígdalas.

Sintomas de Amigdalite Caseosa

  • Sensação de desconforto ou irritação frequente na garganta;
  • Mau hálito;
  • Sensação de corpo estranho na garganta;
  • Aumento das amígdalas;
  • Infecções de repetição;
  • Presença de alimento no interior das criptas;
  • Formação e eliminação de resíduos das criptas.

Tratamento da Amigdalite Caseosa

O único tratamento capaz de curar a amigdalite caseosa é a cirurgia de remoção das amígdalas. Gargarejos com antissépticos podem ajudar a diminuir o acúmulo de alimentos e atenuar o quadro, mas não resolvem o problema. Cutucar as amígdalas para tirar os cáseos pode provocar um infecção na garganta e também não é a solução.

Cirurgia para Amigdalite Caseosa

A tonsilectomia ou amigdalectomia, como é chamada a cirurgia para remover as amígdalas, pode ser feita através do método convencional ou com laser. O método a laser reduz o risco de sangramento e complicações, além do tempo de recuperação ser um pouco menor que o do método convencional, que é de uma semana. A cirurgia provoca alguma dor no pós-operatório, principalmente nos primeiros dias, sendo indicado o uso analgésicos. O método a laser costuma doer menos, uma vez que não provoca tanto inchaço e também não expõe a musculatura.