Aprenda a fazer suco de maçã e conheça os seus benefícios

O suco de maçã traz benefícios para o coração, é hidratante e tem uma poderosa ação antioxidante que ajuda a prevenir envelhecimento precoce, processos inflamatórios e alguns tipos de câncer. Além disso, a maçã tem poucas calorias (cerca de 80 kcal) e o suco pode facilmente ser incluído nas dietas para emagrecer. Confira essas receitas e veja como fazer suco de maçã de 4 maneiras diferentes.

Aprenda a fazer suco de maçã e conheça os seus benefícios

Suco de maçã com laranja

Ingredientes:

  • 2 maçãs com casca, devidamente higienizadas;
  • 1 copo pequeno de água;
  • 1 laranja.

Como fazer: Descasque a laranja, mas deixe ficar a parte branca da casca para aproveitar as fibras. Em seguida, corte as maçãs e as laranjas em pedaços pequenos, retire as sementes e bata as frutas no liquidificador juntamente com a água. Coe e beba logo a seguir.

O suco de maçã com laranja é bom para baixar o colesterol, pois a laranja possui hesperidina, uma substância que ajuda a controlar os níveis sanguíneos de colesterol e triglicerídeos, potencializando os benefícios da maçã para o coração.

Suco de maçã com cenoura

Ingredientes:

  • 1 maçã com casca;
  • Meia cenoura;
  • Suco de meio limão;
  • 1 copo pequeno de água;
  • Açúcar ou adoçante a gosto.

Como fazer: Corte a maçã em pedaços pequenos e retire as sementes. A seguir, descasque e rale a cenoura. Coloque a maçã, a cenoura, a água e o suco do limão no liquidificador e bata bem, até obter um suco homogêneo. Adoce e beba a seguir, de preferência sem coar.

O suco de maçã com cenoura é especialmente indicado para combater o envelhecimento precoce e deixar a pele e o cabelo mais bonitos. A cenoura e a maçã possuem betacaroteno (vitamina A), um poderoso antioxidante que protege as células dos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce, além de deixar a pele e os cabelos com uma aparência mais saudável, protegendo a pele contra o sol e favorecendo a cicatrização em casos de acne.

Suco de maçã com gengibre

Ingredientes:

  • 1 maçã com casca;
  • 1 pedaço de cerca de 3 cm de gengibre;
  • 1 copo pequeno de água.

Como fazer: Corte a maçã em pedaços pequenos e retire as sementes. Depois, bata tudo no liquidificador, coe e beba a seguir.

O suco de maçã com gengibre ajuda a emagrecer, pois associa as baixas calorias da maçã com a ação termogênica do gengibre, que aumenta o metabolismo e faz o corpo gastar mais energia durante a sua digestão.

Suco de maçã detox

Ingredientes:

  • 2 maçãs com casca;
  • 2 talos de salsão;
  • 1 pepino médio;
  • 1 colher (sopa) de folhas de hortelã.

Como fazer: Corte a maçã em pedaços pequenos e retire as sementes. A seguir, bata tudo no liquidificador e acrescente um pouco de água aos poucos, até obter um suco homogêneo. Adicione gelo e beba a seguir, sem coar.

Esse suco é um poderoso desintoxicante porque a maçã hidrata, o salsão e o pepino auxiliam o corpo a eliminar toxinas, enquanto que a hortelã tem ação anti-inflamatória.

Dicas: Para aproveitar ao máximo os benefícios do suco de maçã, use as maçãs com casa, para aproveitar as fibras. Procure evitar adoçar o suco com mel, pois ele mascara o sabor das frutas.

Benefícios do suco de maçã

Aprenda a fazer suco de maçã e conheça os seus benefícios

Ajuda a baixar o mau colesterol

A maçã possui uma fibra solúvel chamada pectina, que ajuda a baixar as taxas de colesterol LDL (mau colesterol) do sangue, reduzindo os riscos de doenças cardiovasculares. A pectina absorve os ácidos biliares no tubo digestivo, levando o organismo a utilizar o colesterol para formar novos ácidos biliares. Esses ácidos são usados no metabolismo das gorduras e do colesterol dos alimentos.

O LDL é chamado de colesterol ruim porque fica "grudado" na parede da artéria e pode entupir o vaso, provocando um infarto. Assim, ao diminuir os níveis sanguíneos de mau colesterol (LDL), as chances de ter um infarto também ficam reduzidas.

Combate doenças respiratórias

O suco de maçã contém catequinas, substâncias com forte ação antioxidante, capazes de melhorar os sintomas de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e outras patologias respiratórias, como a asma. Além disso, a maçã pode diminuir o risco de doenças pulmonares em fumantes.

Previne envelhecimento precoce e alguns tipos de câncer

Além das catequinas, o suco de maçã é uma boa fonte de vitaminas A e C, que também têm propriedades antioxidantes. Os antioxidantes atuam contra os radicais livres, que são moléculas que se acumulam e circulam pelo corpo e podem danificar as células, causando doenças cardiovasculares e degenerativas, envelhecimento precoce e alguns tipos de câncer.