As Melhores Frutas Para a Sua Saúde

Embora todas as frutas sejam alimentos saudáveis, algumas se destacam por ter uma maior quantidade ou variedade de nutrientes, trazendo assim mais benefícios para a saúde.

Amora

  • Faz parte das chamadas frutas vermelhas, juntamente com o morango, o mirtilo, a cranberry, a framboesa, a uva, a goji berry;
  • Rica em antocianidinas, poderosos antioxidantes que protegem as células saudáveis dos radicais livres, diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer;
  • Favorece a circulação sanguínea;
  • Tem ação anti-inflamatória;
  • Fornece boas doses de vitamina C, ferro e cálcio.

Mirtilos (Blueberry)

  • Também é rica em antocianidinas;
  • Excelente fonte de vitamina C;
  • Ajuda a fortalecer os capilares;
  • Pode baixar os níveis de colesterol;
  • Auxilia no tratamento de infecções urinárias;
  • Melhorando o sistema imunológico.

Saiba mais em: Blueberry: Descubra os fantásticos benefícios do mirtilo para a saúde

Uva (escura)

  • Rica em resveratrol, uma substância que diminui a pressão arterial, melhora a circulação e reduz os riscos de formação de coágulos sanguíneos, atuando assim na prevenção de doenças cardiovasculares;
  • Fornece boas doses de minerais como potássio, cálcio, fósforo, magnésio, cobre e iodo;
  • Contém ainda um pouco de vitamina C e vitaminas do complexo B.

Framboesa

  • Diminui os riscos de doenças cardiovasculares;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Tem propriedades diuréticas e anti-inflamatórias;
  • Rica em vitamina C;
  • Contém vitamina A, vitamina B7, ácido fólico, potássio e magnésio;
  • Pode ajudar a combater o câncer de esôfago e de cólon.

Morango

  • Rico em ácido elágico, uma substância benéfica para o colágeno e que também ajuda a prevenir doenças cardiovasculares;
  • Contém grandes quantidades de vitaminas C, A, E, B5 e B6;
  • ​Fonte de cálcio, potássio, ferro, selênio e magnésio;
  • É rico em flavonóides, poderosos antioxidantes que neutralizam os radicais livres, ajudando a prevenir diversas doenças.

Manga

  • Rica em vitamina betacaroteno (vitamina A) e vitaminas C, B1, B2 e B5,
  • Possui fósforo, cálcio, ferro, magnésio, potássio e zinco;
  • Contém luteína e zeaxantina, antioxidantes protegem a visão e ajudam a prevenir a cegueira relacionada com o envelhecimento.

Tomate

  • Rico em licopeno, um poderoso antioxidante que pode reduzir os riscos de câncer de próstata;
  • Ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares;
  • Pode diminuir os níveis de colesterol;
  • Boa fonte de vitamina A e vitaminas do complexo B, além de fósforo, cálcio e potássio.

Abacate

  • Riquíssimo em vitamina E, também fornece boas quantidades de vitaminas A, C e B6;
  • Boa fonte de sais minerais como potássio, ferro e magnésio.
  • Contém glutationa, um composto com propriedades antioxidante e desintoxicante;
  • A grande quantidade de gorduras saudáveis presente no abacate pode substituir outras fontes de gordura prejudiciais à saúde, ajudando a controlar os níveis de colesterol. Essas gorduras também contribuem para o desenvolvimento e crescimento das crianças. Está entre as frutas mais calóricas, com 80 kcal por cada colher de sopa de abacate amassado.

Maçã

  • Boa fonte de vitaminas C, E e do complexo B;
  • Contém flavonóides, excelentes antioxidantes.

Banana

  • Rica em potássio, pode ajudar a baixar a pressão arterial;
  • Boa fonte de vitaminas do complexo B e vitamina C.

Laranja

  • Rica em vitaminas C, A e do complexo B, além de fósforo, cálcio e ferro.
  • Contém boas doses de vitamina B9 (ácido fólico), importante para prevenir malformações do tubo neural em fetos;
  • Possui hesperidina, uma substância que pode baixar os níveis de colesterol e triglicerídeos.