Aveia Emagrece?

A aveia ajuda a emagrecer porque possui um alto teor de beta-glucana, uma fibra solúvel que deixa o bolo alimentar por mais tempo no tubo digestivo, prolongando a sensação de saciedade, além de reduzir a absorção de gordura e açúcar, obrigando o organismo a queimar as suas reservas.

Farelo de Aveia x Farinha de Aveia

A diferença entre o farelo de aveia e a farinha de aveia é que o primeiro contém muito mais fibras, além de ser mais cremoso e saciar mais do que a farinha de aveia, sendo por isso mais indicado para emagrecer, reduzir o colesterol e facilitar a digestão.

Como Comer Aveia para Emagrecer

Apesar de todos os seus benefícios, a aveia não seve ser consumida em excesso por duas razões. A primeira é que o cereal é consideravelmente calórico (100g = 130 kcal), podendo até fazer engordar.

A segunda razão é que, em excesso, as fibras da aveia reduzem significativamente a absorção de gordura, prejudicando a captação de outros nutrientes importantes.

Quanto consumir: Duas colheres de sopa de farelo de aveia por dia.

Como consumir:

  • Misturada com sopa, iogurte, frutas picadas ou amassadas;
  • Como mingau;
  • Batida com sucos, vitaminas, shakes.

Para emagrecer, a aveia deve fazer parte de uma alimentação balanceada com baixas calorias.

Uma vez que a aveia é rica em fibras, recomenda-se a ingestão de pelo menos 2 litros de água por dia para que o intestino funcione corretamente e não haja prisão de ventre.

Benefícios da Aveia

  • O farelo de aveia contém proteínas, cálcio, ferro, tiamina, fósforo, riboflavina, magnésio e zinco;
  • Ajuda a baixar os níveis do colesterol ruim;
  • Auxilia no controle da glicose sanguínea, sendo indicada para diabéticos;
  • Melhora o funcionamento do intestino;
  • Reduz a absorção de açúcar e gordura pelo organismo.