Beber Suco de Laranja: Benefícios e Cuidados

Beber suco de laranja traz diversos benefícios à saúde, já que a laranja é rica em diversos nutrientes essenciais. Apesar disso, o seu consumo requer alguns cuidados por causa das suas calorias e acidez.

Benefícios do Suco de Laranja

  • Rico em vitamina C, vitaminas do complexo B (ácido fólico e tiamina), beta-caroteno, fibras, potássio e flavonóides;
  • Melhora as defesas do organismos;
  • Auxilia a cicatrização dos tecidos;
  • Melhora a absorção de ferro, ajudando no tratamento da anemia;
  • O beta-caroteno (vitamina A) e a vitamina C têm uma poderosa ação antioxidante, ou seja, combatem os radicais livres que causam envelhecimento precoce, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer;
  • Pode diminuir as taxas de colesterol;
  • O potássio ajuda a reduzir o risco de hipertensão;
  • Possui fibras que prolongam a sensação de saciedade e melhoram o funcionamento do intestino;
  • Pode prevenir a recorrência de cálculos (pedras) nos rins;
  • Contém hesperidina, uma substância que melhora a função dos vasos sanguíneos e pode reduzir os riscos de doenças cardiovasculares.

Cuidados no Consumo e Preparo do Suco de Laranja

  • Por causa da sua acidez, o suco de laranja não é recomendado para pessoas com síndrome do colo irritável (SCI), úlceras, hérnia do Hiato ou esofagite;
  • Evitar consumir os sucos industrializados que perdem grandes quantidades de vitamina C e outros nutrientes;
  • Diabéticos devem beber o suco de laranja durante o almoço ou jantar por possuir elevado índice glicêmico (IG);
  • O suco de laranja contém uma quantidade significativa de calorias devido ao açúcar da fruta, devendo ser consumido com moderação por quem deseja emagrecer;
  • Preparar o suco no momento em que for beber. Para conservar melhor a vitamina C, o suco deve ser guardado na geladeira, num recipiente opaco para não entrar luz e bem fechado. Evitar o armazenamento em recipientes de metais.