Benefícios do Açaí

O benefícios do açaí são devidos principalmente às suas propriedades antioxidantes e às suas gorduras saudáveis, além de ser rico em fibras, vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Conheça 8 fantásticos benefícios do açaí:

  1. A antocianina, substância que dá a cor roxa ao açaí, tem uma poderosa ação antioxidante, combatendo os radicais livres que podem causar doenças cardiovasculares, processos inflamatórios, envelhecimento precoce e alguns tipos de câncer;
  2. As gorduras do açaí são "boas" e ajudam a reduzir o mau colesterol e aumentar o bom;
  3. Diminui os níveis de triglicerídeos no sangue;
  4. Ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, como infarto e "derrame";
  5. Boa fonte de minerais que melhoram a memória e diminuem a fadiga;
  6. Por ser bastante calórico, dá mais energia para a prática de exercícios físicos;
  7. Possui vitaminas A, B, C, E, K, além de minerais como cálcio e fósforo;
  8. Rico em fibras e proteínas (100 g de açaí fornecem 90% das fibras diárias necessárias e cerca de 20% da ingestão diária de proteínas).

Por ser rico em calorias e ter grandes quantidades de proteínas, o açaí é uma fruta especialmente indicada para quem pratica atividade física intensa, como musculação, ajudando a melhorar o desempenho e ganhar massa muscular.

É importante lembrar que o açaí é uma fruta bastante calórica e por isso o seu consumo deve ser moderado e não precisa ser diário. Caso contrário, ao invés de benefícios, o açaí pode trazer malefícios.

As doses recomendadas são de uma tigela pequena ou 300 ml de suco, 3 a 4 vezes por semana, uma vez ao dia.

Leia também: Açaí engorda?