Benefícios do Noni

A fruta Noni (Morinda Citrifolia) é considerada um excelente antioxidante natural pois combate os radicais livres que danificam as células e aceleram o envelhecimento.

Isso traz benefícios para a pele, cabelos e todo o corpo. Além disso, o fruto reforça o sistema imunológico, melhorando as defesas do organismo e favorecendo a regeneração celular.

A razão por que o Noni traz tantos benefícios para a saúde está na grande variedade de nutrientes que possui, talvez a maior entre todos os frutos conhecidos na natureza. Vitaminas, sais minerais, aminoácidos e muitos outros nutrientes estão presentes na polpa da fruta.

Alguns dos benefícios do Noni para a saúde

  • Possui Ômega 6 e óxido nítrico, bons para a circulação e oxigenação das células, podendo melhorar a memória;
  • A fruta contém betacaroteno (vitamina A) e acubina, com propriedades antibióticas;
  • Possui escopoletina, uma substância antibacteriana, antifúngica e anti-inflamatória que ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, podendo fazer baixar a pressão arterial;
  • Rico em vitamina C;
  • Pode ajudar a regular o sono e o estado de ânimo;
  • Aumenta os níveis de energia do organismo;
  • Suas propriedades antibacterianas podem proteger contra problemas digestivos;
  • Combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento e surgimento de tumores malignos.

Como fazer suco de Noni com suco de Uva

Bater durante 4 minutos no liquidificador 5 nonis e 1 litro e meio de suco de uva sem conservantes ou aromatizantes. Bater bem e reaproveitar as sementes para que o suco tenha todas as propriedades terapêuticas da fruta. Convém estar com o estômago vazio e beber um copo de água antes de beber o suco de Noni.

Observação

A Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) proibiu a venda de derivados do Noni como sucos, xaropes e vitaminas por conterem substâncias tóxicas que podem prejudicar os rins e o fígado, se consumidos em excesso. A comercialização da fruta não está proibida, apenas a dos seus derivados.