Blueberry: Descubra os fantásticos benefícios do mirtilo para a saúde

O blueberry ou mirtilo faz parte do grupo das frutas vermelhas. Os seus benefícios para a saúde são devidos em grande parte às antocianinas. Essas substâncias, responsáveis pela coloração azulada do blueberry, têm uma forte ação antioxidante, ou seja, neutralizam os radicais livres que danificam as células e podem causar desde envelhecimento precoce a doenças como o câncer.

Blueberry: Descubra os fantásticos benefícios do mirtilo para a saúde

Além do seu alto potencial antioxidante, o blueberry é uma excelente fonte de vitamina C e ajuda a fortalecer os capilares (vasos sanguíneos muito pequenos) e melhorar a circulação. O mirtilo também pode auxiliar no controle dos níveis de colesterol e da pressão arterial, prevenir infecções urinárias, melhorar a resposta imunológica de modo geral, combater os efeitos do envelhecimento na memória, entre outros benefícios.

Ação antioxidante

O blueberry é uma das frutas mais ricas em antioxidantes, com grandes quantidades de polifenóis na casca e na polpa. Essas substâncias protegem as paredes celulares contra os radicais livres, que são moléculas instáveis que circulam pelo corpo e danificam as células, podendo causar envelhecimento precoce, doenças cardiovasculares e degenerativas e até alguns tipos de câncer.

Prevenção do câncer

Os principais compostos antioxidantes presentes no blueberry são as antocianinas, que é também a substância que dá a coloração azulada ao mirtilo. Estudos em laboratório têm demonstrado que as antocianinas são capazes de inibir o desenvolvimento de células cancerosas.

Envelhecimento e Mal de Alzheimer

O consumo de blueberries e outras frutas vermelhas pode aliviar o declínio cognitivo relacionado com o envelhecimento e doenças degenerativas como Alzheimer. Em idosos, a ingestão de mirtilos pode melhorar a memória e até diminuir os sintomas da depressão. A inclusão de antocianinas na dieta pode inclusive prevenir doenças neurodegenerativas como o Mal de Alzheimer e o Mal de Parkinson.

Um estudo realizado pelo Centro de Pesquisa de Nutrição Humana sobre Envelhecimento, em
Boston, nos EUA, revelou que os ratos idosos que receberam uma dieta enriquecida com blueberry (equivalente a 1 xícara na dieta humana), tiveram uma melhora significativa da memória e da função motora. Esse resultado pode ser devido às propriedades antioxidantes dos polifenóis, especialmente as antocianinas.

Infecções urinárias

Estudos indicam que as proantocianidinas presentes na blueberry impedem a fixação de bactérias no trato urinário, prevenindo a multiplicação desses micróbios e as infecções urinárias provocadas pelos mesmos.

Benefícios para o coração e circulação

Blueberry: Descubra os fantásticos benefícios do mirtilo para a saúde

Pressão arterial

Em ratos, o consumo de blueberries alterou uma substância que relaxa os vasos sanguíneos e pode influenciar o controle da pressão arterial.

Colesterol

O consumo regular de blueberry pode ajudar a baixar os níveis de colesterol e gorduras no sangue, reduzindo assim os riscos de infarto e derrames.

Varizes

A ação vasoprotetora do mirtilo ajuda a prevenir varizes e melhorar a circulação sanguínea de um modo geral.

Blueberry emagrece?

O consumo de blueberry por si só não produz efeitos no emagrecimento, já que não há nenhuma propriedade emagrecedora no mirtilo que faça o corpo queimar mais calorias. Emagrecer significa perder gordura e o blueberry não é capaz de aumentar a queima de gordura corporal ou de participar de forma indireta no processo.

Blueberry: Descubra os fantásticos benefícios do mirtilo para a saúde

Contudo, o mirtilo é pouco calórico. Uma xícara de chá de blueberries (cerca de 150 g) tem aproximadamente 85 kcal, por isso é uma fruta que pode ser incluída nas dietas para emagrecer.

Outro benefício do blueberry para as dietas de perda de peso é o fato de ter baixo índice glicêmico, o que significa que o seu açúcar é liberado e absorvido lentamente, sem provocar picos de açúcar no sangue que estimulam o corpo a armazenar gordura e fazem a pessoa sentir fome pouco tempo depois de comer.

Para completar, ele também fornece fibras, que favorecem o funcionamento do intestino, limpam o organismo e promovem saciedade, ajudando a controlar o apetite.