Café faz mal para a saúde?

Não, café não faz mal para a saúde e pode até trazer benefícios, desde que seja tomado com moderação e a pessoa não tenha problemas de saúde que podem piorar com o café.

A cafeína, principal composto do café, é um estimulante do sistema nervoso central. Dentre os seus efeitos estão a melhora do estado de alerta, atenção, concentração, memorização, além de combater a fadiga e acelerar os batimentos cardíacos.

Para a maioria das pessoas, esses efeitos são benéficos e até ajudam na realização de tarefas simples.

Por outro lado, para aqueles que são muito sensíveis à cafeína ou sofrem de determinados problemas de saúde, o café pode trazer malefícios.

Por isso, pessoas muito ansiosas, nervosas e agitadas devem evitar tomar muito café, pois a cafeína pode piorar o seu estado de ansiedade e estresse, podendo inclusive causar tremores.

Indivíduos que têm dificuldade para dormir não devem tomar café depois das 18 horas para não ter insônia.

Café faz mal para o estômago?

A cafeína aumenta a secreção de suco gástrico, o que, em excesso, pode contribuir para o aparecimento ou agravamento de úlceras ou gastrites.

Portanto, pessoas que sofrem de problemas relacionados com o excesso de acidez estomacal também devem tomar café com moderação.

Café faz mal na gravidez?

Café não faz mal na gravidez, desde que o consumo não ultrapasse 2 xícaras de café por dia. Isso porque o metabolismo da cafeína nas grávidas é mais lento, o que deixa o feto exposto ao estimulante por mais tempo, uma vez que a cafeína atravessa facilmente a placenta.

O consumo moderado de café durante a gestação não parece ser prejudicial para o bebê e também não existem evidências de que aumenta o risco de aborto espontâneo.

Portanto, pode-se concluir que o café não faz propriamente mal para a saúde se for consumido com moderação. Em geral, a dose indicada é de 3 a 4 xícaras por dia. O ideal é não exagerar e conhecer bem o seu estado de saúde e as suas limitações.

Leia também:

8 Benefícios do Café que Talvez Você Não Conhecia

Benefícios do Café Verde