9 Benefícios do caju: conheça as vitaminas e propriedades da fruta

O caju oferece diversos benefícios à saúde graças à variedade de vitaminas e minerais que possui. Riquíssimo em vitamina C, o caju também é fonte de betacaroteno (pró-vitamina A) e vitaminas do complexo B, além de minerais como cálcio, potássio, fósforo, manganês e magnésio. A "fruta" ainda fornece fibras e tem poucas calorias, por isso não engorda e pode ser incluída nas dietas para emagrecer.

9 Benefícios do caju: conheça as vitaminas e propriedades da fruta

Apesar de ser chamado de "fruta", o caju é um pseudofruto (falso fruto). O fruto propriamente dito é a castanha, enquanto que a parte doce e nutritiva na realidade é o pedúnculo. Porém, isso não tira do caju as suas propriedades nutricionais que fazem tão bem à saúde.

Os benefícios do caju vão desde à melhoria da pele à prevenção de doenças como o câncer, passando pelo fortalecimento do sistema imunológico, prevenção de doenças oculares, melhora da cicatrização, funcionamento adequado dos músculos, entre outros.

Excelente fonte de vitamina C

O caju é uma das frutas que mais tem vitamina C, com até 6 vezes mais que a laranja. A vitamina atua na manutenção do tecido conjuntivo e na cicatrização dos tecidos, mantém a integridade dos vasos sanguíneos, participa no crescimento e na remodelação do esqueleto, aumenta a absorção de ferro, reforça o sistema imunológico, além de ter ação antioxidante, protegendo o organismo dos danos causados pelos radicais livres.

Ação antioxidante

A vitamina C é um poderoso antioxidante natural e por isso combate os radicais livres que danificam as células saudáveis e causam envelhecimento precoce, processos inflamatórios, doenças cardiovasculares e até câncer.

Deixa a pele mais bonita

A vitamina C atua na produção de colágeno, um tipo de tecido conjuntivo que melhora a firmeza e a consistência da pele, além de favorecer a cicatrização. Os efeitos antioxidantes da vitamina C também protegem a pele do envelhecimento causado pelos radicais livres.

Já a vitamina A protege a pele dos raios UV do sol e reforça o efeito do bronzeado, estimulando a produção de melanina, o pigmento que dá cor à pele. Atua também na renovação da pele, além de ser outro poderoso antioxidante, com efeitos rejuvenescedores.

Reforça as defesas do organismo

Outro benefício do caju devido às vitaminas A e C. A primeira desempenha um papel importante na produção do muco, que mantém as mucosas úmidas e saudáveis, além de participar na formação das células de defesa do organismo. A segunda atua na maturação dos linfócitos (glóbulos brancos), células de defesa que protegem o organismo contra micro-organismos invasores, corpos estranhos e células cancerígenas.

Previne doenças da visão

A vitamina A protege a córnea, a parte transparente dos olhos, sendo fundamental para o bom funcionamento da visão e para a prevenção de problemas oculares, degeneração macular e cegueira noturna.

Ajuda a emagrecer

Com apenas 36 calorias em cada 100 gramas, o caju é uma ótima fruta para ser incluída nas dietas para emagrecer. Além disso, possui fibras, que melhoram o funcionamento do intestino, ajudam a limpar o organismo e promovem saciedade. Por ser doce, o caju também ajuda a controlar a vontade de comer guloseimas altamente calóricas que fazem engordar e prejudicam a dieta.

Bom para os músculos

O caju é rico em potássio, que participa no armazenamento de proteínas musculares, na contração dos músculos e na modulação do tônus muscular.

Reduz o risco de infarto e derrames

O aumento da ingestão de potássio reduz a pressão sanguínea, atenuando os efeitos do sal sobre a pressão e ajudando no controle da hipertensão arterial (pressão alta). Assim, o caju diminui o risco de infarto e acidente vascular cerebral ("derrame").

Bom para a saúde dos ossos e dentes

O caju é rico em fósforo que, juntamente com o cálcio, é essencial para a manutenção da integridade do esqueleto e da saúde dos ossos e dentes.