Conheça 10 benefícios da carambola para a sua saúde

A carambola é uma fruta tropical exótica, rica em vitaminas, minerais e antioxidantes que trazem diversos benefícios à saúde. Fonte de vitaminas A, C, B1 e B2, além de sais minerais como fósforo, potássio e cálcio, a carambola fornece nutrientes que exercem importantes funções no organismo, atuando no ossos, músculos, pele, visão, imunidade, pressão arterial e até na prevenção de doenças como o câncer.

Conheça 10 benefícios da carambola para a sua saúde

Além disso, a carambola também ajuda a emagrecer, pois tempo poucas calorias e fornece boas doses de fibras, que melhoram o funcionamento do intestino, promovem saciedade e ainda ajudam a controlar os níveis de colesterol.

Saiba mais sobre esses e outros benefícios da carambola que talvez você não conhecia!

Emagrecimento

Com apenas 35 calorias em cada 100 gramas, a carambola pode ser facilmente incluída nas dietas para emagrecer. Também possui fibras, que promovem saciedade e ajudam a controlar o apetite, melhoram o funcionamento do intestino, ajudam a limpar o organismo e reduzem a absorção de açúcar e gorduras pelo intestino, favorecendo o emagrecimento.

Músculos

A carambola é rica em potássio, que participa no armazenamento de proteínas musculares, na contração dos músculos e na modulação do tônus muscular, sendo por isso indicada para quem pratica musculação e outros exercícios físicos.

Ação antioxidante

A carambola é rica em substâncias antioxidantes, como os polifenóis e as vitaminas A e C. Os antioxidantes protegem o organismo contra os radicais livres, que são moléculas instáveis que circulam pelo corpo e danificam as células, favorecendo o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, câncer, processos inflamatórios e degenerativos, além de causar envelhecimento precoce. Os antioxidantes ajudam a anular os efeitos nocivos dessas moléculas e prevenir esses males.

Excelente fonte de vitamina C

Conheça 10 benefícios da carambola para a sua saúde

Cada 100 gramas de carambola fornece mais de 50% das necessidades diárias de vitamina C, que participa em diversas funções importantes no organismo. A vitamina atua na manutenção do tecido conjuntivo e na cicatrização dos tecidos, mantém a integridade dos vasos sanguíneos, participa no crescimento e na remodelação do esqueleto, aumenta a absorção de ferro, reforça o sistema imunológico, além de ter ação antioxidante, protegendo o organismo dos danos causados pelos radicais livres.

Sistema nervoso e metabolismo

A vitamina B1 (tiamina) atua no metabolismo dos carboidratos, estimula o apetite e favorece o funcionamento do sistema nervoso. Sua falta no organismo provoca falta de apetite, depressão, fadiga, problemas neurológicos e Beribéri, uma doença que causa paralisia e atrofia muscular.

Prevenção de doenças e infecções

A vitamina A desempenha um papel importante na produção do muco, que mantém as mucosas úmidas e saudáveis, além de participar na formação das células de defesa do organismo. Já a vitamina C atua na maturação dos linfócitos (glóbulos brancos), células de defesa que protegem o organismo contra micro-organismos invasores, corpos estranhos e células cancerígenas.

Faz bem à pele

A vitamina C atua na produção de colágeno, um tipo de tecido conjuntivo que melhora a firmeza e a consistência da pele, além de favorecer a cicatrização. Os efeitos antioxidantes da vitamina C também protegem a pele do envelhecimento causado pelos radicais livres.

Conheça 10 benefícios da carambola para a sua saúde

A vitamina A protege a pele dos raios UV do sol e reforça o efeito do bronzeado, estimulando a produção de melanina, o pigmento que dá cor à pele. Atua também na renovação da pele, além de ser outro poderoso antioxidante, com efeitos rejuvenescedores.

Já a vitamina B2 (riboflavina) previne o excesso de oleosidade, deixando a pele com um aspecto saudável.

Visão

A vitamina A protege a córnea, a parte transparente dos olhos, sendo fundamental para o bom funcionamento da visão e para a prevenção de problemas oculares, degeneração macular e cegueira noturna

Pressão arterial

O aumento da ingestão de potássio reduz a pressão sanguínea, atenuando os efeitos do sal e ajudando no controle da hipertensão arterial (pressão alta).

Ossos e dentes

A carambola é uma boa fonte de fósforo e cálcio, minerais essenciais para a manutenção da integridade do esqueleto e da saúde dos ossos e dentes.

Carambola faz mal?

Apesar dos seus benefícios, a carambola possui uma toxina que pode ser muito prejudicial para pessoas com insuficiência renal, podendo causar desde vômitos a convulsões e até levar à morte nos casos mais graves.

Isso acontece porque a toxina, batizada de caramboxina, não é filtrada pelos rins desses pacientes e permanece na circulação, afetando o sistema nervoso central.

Além disso, o consumo de grandes quantidades de carambola ou do seu suco também pode aumentar o risco de pedras nos rins, mesmo em pessoas saudáveis. Por isso, o ideal é consumir sempre com moderação.

Saiba mais em: Carambola faz mal? Entenda a relação da fruta com os rins

A carambola pode ser consumida in natura, sob a forma de sucos e também pode ser usada para fazer geleias, compotas, doces e saladas. Deve-se dar preferência às frutas mais firmes, brilhantes e uniformes. A carambola pode ser mantida à temperatura ambiente por até 4 dias ou na geladeira por mais de 15 dias.

Leia também: Suco de carambola: como fazer, benefícios e cuidados ao consumir