Cardápio para Reeducação Alimentar

O cardápio para reeducação alimentar que se segue inclui todos os grupos alimentares e segue todas as regras básicas da reeducação alimentar: várias refeições ao longo do dia, elevado consumo de fibras, frutas e verduras, além de carboidratos, proteínas e gorduras de boa qualidade.

Café da Manhã

  • Dia 1: 1 iogurte de frutas light + 3 colheres de sopa de aveia + 1 colher de sopa de gérmen de trigo;
  • Dia 2: 1 copo de 200 ml de suco natural + 1 fatia de pão de forma integral + 1 colher de chá de margarina;
  • Dia 3: 1 xícara de chá de fruta picada ou de salada de frutas + 4 colheres de sopa de granola;
  • Dia 4: 1 unidade comercial de coalhada desnatada + 2 colheres de sopa de aveia + 1 colher de chá de mel + 1 colher de sopa de gérmen de trigo;
  • Dia 5: ½ pão francês sem miolo + 1 colher de chá de requeijão light +1 copo de leite desnatado + 1 colher de sopa de linhaça + café com adoçante à vontade + 1 maçã;
  • Dia 6: Vitamina com ½ mamão papaia + 1 copo de leite desnatado + 2 colheres de sopa de aveia + 1 colher de sopa de mel;
  • Dia 7: 2 torradas integrais light + 1 colher de chá de geleia de fruta light + 1 copo de leite desnatado + café com adoçante à vontade.

Lanche da manhã

  • Dia 1: 3 frutas oleaginosas (castanhas do Pará ou de caju, amêndoas, avelãs ou nozes) + 3 frutas secas (damasco, banana, uva, mamão, maçã, abacaxi, ameixa);
  • Dia 2: 1 banana pequena + 1 colher de sopa de linhaça;
  • Dia 3: 1 xícara de chá de chá verde + 1 torrada integral light + 1 colher de chá de requeijão light;
  • Dia 4: 1 barrinha de cereais light;
  • Dia 5: 1 barrinha de granola;
  • Dia 6: 1 xícara de chá verde ou preto + 1 fatia média de queijo minas light;
  • Dia 7: 3 biscoitos integrais de aveia + 1 xícara de chá verde ou preto.

Almoço

  • Dia 1: Salada verde à vontade (alface, rúcula, acelga, agrião, repolho, almeirão, espinafre, couve) + ½ pepino + 2 colheres de sopa de chuchu refogado + 1 de filé de frango magro + 2 colheres de sopa de arroz integral;
  • Dia 2: Salada verde à vontade (alface, rúcula, acelga, agrião, repolho, almeirão, espinafre, couve) + 2 rabanetes + 2 colheres de sopa de quiabo refogado + 1 bife de carne vermelha + 1 batata média cozida;
  • Dia 3: Salada verde à vontade (alface, rúcula, acelga, agrião, repolho, almeirão, espinafre, couve) + 1/2 tomate + 2 colheres de sopa de cenoura crua ou cozida + 1 posta de peixe cozida + 2 colheres de sopa de purê de mandioca preparado com mandioca, alho, leite desnatado e pouco sal;
  • Dia 4: Salada verde à vontade (alface, rúcula, acelga, agrião, repolho, almeirão, espinafre, couve) + 1 prato (sobrem.) de vagem cozida + 1 omelete com 1 ovo e 1 clara + ervas frescas à vontade + 1 fatia de peito de peru + 2 col. (sopa) de mandioquinha refogada;
  • Dia 5: Salada verde à vontade (alface, rúcula, acelga, agrião, repolho, almeirão, espinafre, couve) + 3 col. (sopa) de salada de berinjela com pimentão + 2 coxas de frango assadas + 2 col. (sopa) de arroz 7 cereais;
  • Dia 6: Salada verde à vontade (alface, rúcula, acelga, agrião, repolho, almeirão, espinafre, couve) + 2 col. (sopa) de seleta de legumes sem batata + 1 filé de peixe grelhado + 2 col. (sopa) de arroz integral + 2 col. (sopa) de feijão;
  • Dia 7: Salada verde à vontade (alface, rúcula, acelga, agrião, repolho, almeirão, espinafre, couve) + 1 prato (sobrem.) de broto de feijão refogado + 3 col. (sopa) de macarrão integral à bolonhesa (molho vermelho).

Lanche da tarde

  • Dia 1: 1 porção de fruta com 1 col. (sopa) de linhaça;
  • Dia 2: 1 unidade de iogurte light + 3 col. (sopa) de aveia + 1 col. (sopa) de gérmen de trigo;
  • Dia 3: 1 xícara de chá de fruta picada ou salada de frutas + 3 col. (sopa) de granola;
  • Dia 4: 1 barra de cereal light;
  • Dia 5: 3 mini pães-de-queijo + 1 xícara de chá verde ou preto;
  • Dia 6: 3 castanhas do Pará + 1 xícara de chá verde ou preto;
  • Dia 7: 1 copo (200 ml) de suco de frutas natural (opte por abacaxi, morango ou maçã, evitando laranja) + 1 col. (sopa) de linhaça + 2 frutas secas (ameixa ou damasco).

Jantar

  • Dia 1: Salada verde à vontade (alface, rúcula, acelga, agrião, repolho, almeirão, espinafre, couve) + 1 concha de estrogonofe com molho de soja + ½ batata cozida + 1 pires de brócolis cozidos;
  • Dia 2: Salada verde à vontade (alface, rúcula, acelga, agrião, repolho, almeirão, espinafre, couve) + sopa de legumes com 1 porção de peito de frango cozido e desfiado;
  • Dia 3: Salada verde à vontade (alface, rúcula, acelga, agrião, repolho, almeirão, espinafre, couve) + 1 pão sírio pequeno + 1 fatia de peito de peru + 1 fatia fina de queijo minas light + 1 tomate + 1 col. (sopa) de requeijão ou creme cheese light;
  • Dia 4: Salada verde à vontade (alface, rúcula, acelga, agrião, repolho, almeirão, espinafre, couve) + 1 porção de quibe assado + 2 col. (sopa) de couve-flor refogada;
  • Dia 5: Salada verde à vontade (alface, rúcula, acelga, agrião, repolho, almeirão, espinafre, couve) + 2 col. (sopa) de beterraba cozida + 1 ovo e 1 clara cozidos + 2 col. (sopa) de grão-de bico;
  • Dia 6: Salada verde à vontade (alface, rúcula, acelga, agrião, repolho, almeirão, espinafre, couve) + 1 berinjela recheada com carne moída e duas azeitonas (sem fritar, opte por aquecê-la no forno) + 2 col. (sopa) de arroz integral;
  • Dia 7: Salada verde à vontade (alface, rúcula, acelga, agrião, repolho, almeirão, espinafre, couve) + 2 fatias de lagarto cozido + vinagrete de 1 tomate com ½ cebola + 2 col. (sopa) de ervilha cozida.

Ceia

  • Dia 1: 1 barra de cereal;
  • Dia 2: 2 torradas integrais light + geleia de fruta light ou diet ou requeijão light;
  • Dia 3: 2 fatias finas de queijo minas frescal light;
  • Dia 4: 1 porção de fruta (abacaxi ou melão) com 1 col. (sopa) de linhaça;
  • Dia 5: 1 taça pequena de salada de frutas sem adoçar;
  • Dia 6: 1 iogurte desnatado com gotas de baunilha ou canela com 1 col. (sopa) de linhaça;
  • Dia 7: 1 copo de leite desnatado.

Dicas de Cardápio para Reeducação Alimentar

  • Dar preferência para pães, massas e biscoitos integrais, pois possuem mais fibras e vitaminas;
  • Evitar queijos gordurosos como provolone, parmesão, gorgonzola, prato ou mussarela, substituindo-os por ricota, minas frescal light e cottage;
  • Consumir embutidos como peito de peru moderadamente, devido ao seu alto teor de sal;
  • Optar sempre por carnes magras e grelhadas no almoço e jantar. Peito de frango, peixe ou cortes específicos de carne de boi ou de porco.