Cardápios da Dieta do Carboidrato

Confira algumas opções de cardápios da dieta do carboidrato da USP para emagrecer rápido, seguindo os mesmos princípios da dieta da proteína, ou seja, baixo consumo de alimentos ricos em carboidratos e aumento da ingestão de proteínas e gorduras.

Cardápio Semanal da Dieta do Carboidrato

  • Café da manhã: Café, limão e biscoito salgado tipo cream cracker;
  • Almoço: Clara de ovo cozida, frango, peixes (principalmente salmão, atum e sardinha) e carne vermelha grelhados, queijo branco, cenoura, tomate, vagem, agrião, chicória e alface;
  • Jantar: Salada com os vegetais incluídos no almoço, presunto, ovo cozido, iogurte natural;
  • Alimentos proibidos (carboidratos): Massa, farinha, arroz, aveia, pão, doces, bolos, bolachas, cereais, milho, batata, barra de cereal, frutas frescas e secas, inhame, bebidas alcoólicas, refrigerantes, sucos;
  • Alimentos liberados (proteínas e gorduras): Carne, ovo, peixe, embutidos, leite integral e seus derivados (queijos, requeijão, iogurtes naturais), chá de hortelã, erva-cidreira, capim-limão e erva-doce, chá preto, mate, verde e branco, ervas desidratadas, azeite extra-virgem.

Como Seguir a Dieta do Carboidrato

  • A dieta começa com um programa inicial de 7 dias;
  • Depois da primeira semana, recomenda-se uma pausa de pelo menos um dia para comer o que tiver vontade e retomar o cardápio novamente por mais uma semana;
  • Não existe limite nas quantidades das porções;
  • Água, café (com adoçante) e chás são permitidos;
  • Nesta dieta não existem lanches entre as refeições, nem ceias;
  • A partir do 5º dia as frutas são liberadas, bem como doces à base de fruta com adoçante.

Dieta do carboidrato funciona?

Os carboidratos são um tipo de açúcar e o combustível do corpo. Mesmo sem ingerir carboidratos, o organismo continua precisando de energia e por isso transforma a gordura e as proteínas armazenadas em glicose (açúcar).

Com o tempo, a queima de gordura fica limitada e a prioridade passa a ser as proteínas que constituem os músculos.

Por isso a pessoa "emagrece" tão rápido, porque perde muita massa muscular e líquido, mas não significa que tenha necessariamente diminuído a percentagem de gordura corporal.

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Em termos metabólicos, a baixa ingestão de carboidratos leva o organismo a queimar não só mais mais gorduras como também as proteínas dos músculos, além de eliminar mais líquidos. Isso altera por completo o metabolismo e não é benéfico para a saúde.

A dieta do carboidrato promete fazer emagrecer até 10 kg em 15 dias, mas os nutricionistas alertam para o perigo da dieta

Malefícios da Dieta do Carboidrato

Alguns efeitos colaterais da dieta do carboidrato:

  • Dor de cabeça;
  • Dificuldade de concentração;
  • Prisão de ventre;
  • Mau hálito devido à cetose metabólica;
  • Cansaço;
  • Fraqueza muscular;
  • Alterações no sono;
  • Mudanças de humor e stress.

A rápida perda de peso deve-se ao fato da dieta fazer perder muita água e massa muscular, sem oferecer um plano alimentar que possa ser seguido a longo prazo.

Como a dieta do carboidrato não pode ser seguida por muito tempo, a pessoa provavelmente irá voltar aos maus hábitos alimentares e ganhar novamente o peso perdido.