Castanha de Caju

A castanha de caju faz parte do grupo das oleaginosas, ou seja, grãos e sementes com uma concentração de óleo acima dos 30%. A castanha, que na verdade é o fruto do cajueiro, é altamente calórica e deve ser consumida com moderação por quem não deseja engordar. Por outro lado, desde que consumida em pequenas quantidades, pode trazer vários benefícios para a saúde devido aos nutrientes importantes que possui.

Benefícios da Castanha de Caju

  • Possui grande concentração de ômega 9, que atua na manutenção dos níveis de colesterol no sangue, diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares;
  • Melhora o funcionamento da glândula tireóide;
  • Combate o envelhecimento precoce;
  • Devido ao seu alto teor calórico, pode ser utilizada para ganhar peso ou por praticantes de esportes de alta intensidade;
  • Possui elevada concentração de proteínas de boa qualidade;
  • Rica em ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco e cobre. A concentração de ferro na castanha de caju é duas vezes superior ao bife.

Castanha de Caju engorda?

Apesar de ter muitas calorias, a castanha de caju é a mais "light" do grupo das oleaginosas onde estão também as nozes, amêndoas, avelãs, amendoim, castanha do Pará e macadâmias. Mesmo assim, praticamente 48% da castanha de caju é gordura pura. Duas castanhas têm 65 kcal, sendo que numa dose de 100g estão 570 kcal, o equivalente a uma refeição completa com arroz, feijão, bife, batata frita e salada.

Portanto, não é um alimento indicado para quem quer emagrecer e deve ser consumido com moderação para evitar o ganho de peso. Todavia, a castanha de caju possui nutrientes importantes para organismo e pode ser parte integrante de uma alimentação balanceada e variada.

Valores Nutricionais da Castanha de Caju (Porção de 100g)

Valor energético...................570.2 kcal Carboidratos...........................29,1 g Proteínas................................18,5 g Gorduras saturadas..................7,7 g Gorduras monoinsaturadas....26,5 g Gorduras poliinsaturadas.........8,1 g Fibra alimentar........................3,7 g Fibras solúveis.........................0,4 g Cálcio.....................................32,6 mg Piridoxina B6...........................0,4 mg Manganês.................................1,6 mg Magnésio..............................236,6 mg Lipídios...................................46,3 g Fósforo.................................594,2 mg Ferro........................................5,2 mg Potássio...............................671,5 mg Cobre.......................................1,9 ug Zinco.......................................4,7 mg Tiamina B1...............................0,3 mg Riboflavina B2..........................0,1 mg