Castanha do Pará engorda ou emagrece? Descubra e veja os benefícios

A castanha do Pará engorda se for consumida em excesso, pois trata-se de um alimento bastante calórico, com cerca de 45 calorias por unidade. Grande parte das calorias da castanha do Pará são devidas ao seu alto teor de gorduras, que compõem cerca de 65% da semente. Por isso é preciso moderação para não engordar.

Castanha do Pará engorda ou emagrece? Descubra e veja os benefícios

Por outro lado, o consumo moderado de castanha do Pará nos lanches entre as refeições pode ajudar a controlar o peso e emagrecer, pois proporciona saciedade, diminui a ingestão de alimentos calóricos e reduz o acúmulo de energia no corpo.

Gorduras saturadas e insaturadas

Apesar de ser uma excelente fonte de gorduras mono e poli-insaturadas, consideradas saudáveis e boas para o organismo, a castanha do Pará é das oleaginosas que mais tem gordura saturada. Este tipo de gordura pode aumentar o colesterol e favorecer o ganho de peso.

Controle do apetite

Por ser rica em gorduras, proteínas e fibras, a castanha do Pará prolonga a sensação de saciedade e diminui o apetite, por isso é ideal para ser consumida entre as refeições.

Hipertrofia e massa muscular

A castanha do Pará tem, em média, 17% de proteínas em sua composição. Essas proteínas são de boa qualidade biológica, ou seja, são bem absorvidas e digeridas pelo organismo, além de serem ricas em aminoácidos essenciais.

Os aminoácidos essenciais são a matéria-prima para a produção de proteína muscular. Sem eles, os músculos não ganham volume e a hipertrofia fica comprometida. A falta de aminoácidos essenciais pode inclusive provocar perda de massa magra.

O aumento da massa muscular favorece a perda de peso, pois quanto mais músculos a pessoa tiver, mais calorias irá queimar e mais fácil será emagrecer.

Metabolismo

O elevado teor de gorduras mono e poli-insaturadas e proteínas podem aumentar o metabolismo basal do organismo, fazendo com que o corpo queime mais calorias. Isso acontece principalmente porque as gorduras boas são absorvidas e metabolizadas mais rapidamente do que as gorduras "más" (saturadas).

Para usufruir dos benefícios da castanha do Pará sem correr o risco de engordar, recomenda-se comer no máximo 3 castanhas por dia. Mais do que isso pode prejudicar a dieta e promover aumento de peso.

Benefícios da castanha do Pará

Castanha do Pará engorda ou emagrece? Descubra e veja os benefícios

A castanha do Pará é um alimento muito nutritivo, fonte de gorduras saudáveis como ômega 3, 6 e 9, proteínas, vitaminas do complexo B e sais minerais como selênio, cálcio, fósforo e magnésio.

Câncer, doenças cardiovasculares e envelhecimento

A castanha do Pará é uma das melhores fontes de selênio, um excelente antioxidante que protege as células contra os danos causados pelos radicais livres, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer, além de prevenir o envelhecimento precoce.

Sistema imunológico e tireoide

O selênio também fortalece o sistema imunológico e ajuda a equilibrar a produção hormonal da tireoide.

Doenças neurodegenerativas

Ao neutralizar os radicais livres, o selênio também protege as células nervosas do cérebro, podendo prevenir doenças neurodegenerativas relacionadas com a idade.

Intestino

As fibras favorecem a passagem do bolo fecal pelo intestino, diminuindo o tempo de
trânsito intestinal. Isso protege o intestino da exposição prolongada a substâncias tóxicas cancerígenas, além de combater a prisão de ventre e proteger a integridade gastrointestinal.

Colesterol

A gorduras mono e poli-insaturadas, presentes em grandes quantidades na castanha do Pará, podem diminuir o mau colesterol (HDL) e aumentar o bom (HDL), reduzindo os riscos de infarto do miocárdio.

Estresse, depressão e cansaço

O magnésio desempenha um papel importante na diminuição do cansaço mental, na depressão e na irritabilidade.