Causas e Prevenção do Herpes Labial

O herpes labial é causado pelo vírus Herpes simplex (HSV) e a sua transmissão é feita pela boca, através do contato direto com a ferida, seja pelo beijo o pelo contato da pele com a lesão.

O vírus só é transmitido durante os episódios de infecção. Muitas vezes as pessoas adquirem herpes durante a infância, quando são beijadas por adultos portadores da doença.​

Após penetrar no corpo, o vírus percorre o trajeto de um nervo, onde permanece adormecido durante quase todo o tempo. Quando a pessoa fica com a imunidade baixa, o vírus começa a se multiplicar e surgem os primeiros sintomas do herpes labial.

Fatores que contribuem para a "ativação" do vírus Herpes:

  • Cansaço;
  • Exposição ao sol;
  • Estresse psicológico;
  • Gripe;
  • Febre;
  • Infecções.

Prevenção do Herpes Labial

A melhor forma de prevenir o herpes labial é não ser infectado pelo vírus, ou seja, não beijar ou ser beijado por alguém que esteja com uma crise de herpes.

Para evitar contaminações e a transmissão do herpes, é importante lavar sempre as mãos depois de tocar na ferida e não passar a mão nos olhos, além de manter uma boa assepsia da lesão através da aplicação de produtos que garantam a desinfecção da mesma.

Herpes Labial Tem Cura?

Herpes labial não tem cura. Existem tratamentos com vacinas que reduzem significativamente a frequência das crises e o tempo de duração dos surtos, mão não são capazes de curar a doença.

Tratamento do Herpes Labial

O tratamento do herpes labial deve iniciar assim que surgir os primeiros sintomas, através da administração de comprimidos e/ou aplicação de pomadas de Aciclovir, durante 5 a 7 dias.