10 Benefícios da cebola que você ainda não conhecia

Além de dar sabor aos alimentos, a cebola pode trazer diversos benefícios à saúde graças às suas propriedades nutricionais. Apesar de ser formada basicamente por água, a cebola é fonte de vitaminas A, B1, B2, B3 e C, cálcio, fósforo, ferro e selênio, além de ser rica em alicina, um composto biologicamente ativo que está associado à prevenção de aluns tipos de câncer.

10 Benefícios da cebola que você ainda não conhecia

Outra propriedade da cebola que merece destaque é o seu alto teor de substâncias antioxidantes, especialmente os flavonoides antocianina e quercetina, que também têm propriedades anticancerígenas e ajudam a prevenir doenças do coração e até envelhecimento precoce.

Conheça as principais propriedades da cebola e descubra os seus benefícios para a saúde.

Poucas calorias

A cebola tem cerca de 90% de água na sua composição e 8% de carboidratos, o que faz dela um alimento pouco calórico. Uma cebola média de 100 gramas tem apenas 38 calorias, por isso não engorda ​e pode ser incluída tranquilamente nas ditas para emagrecer sem comprometer a perda de peso.

Ação anticancerígena

A alicina é uma substância sulfurosa que dá à cebola o seu sabor e aroma característicos. Também é ela que faz a pessoa "chorar" quando a cebola é cortada. Segundo alguns estudos, esse composto químico é capaz de inibir o desenvolvimento de células cancerígenas e prevenir alguns tipos de câncer, como os de estômago, cólon e esôfago.

A ação anticancerígena da alicina parece estar relacionada com o fato dessa substância combater a formação de nitrosaminas, carcinógenos que se ligam ao DNA da célula e dão origem ao câncer. Além da alicina, os antioxidantes presentes na cebola também atuam na prevenção de alguns tipos de câncer, reforçando o seu efeito anticancerígeno.

Propriedades antioxidantes

A cebola é rica em flavonoides, como as antocianinas e as quercetinas, além de ter boas quantidades de selênio e vitaminas A e C. Essas substâncias são poderosos antioxidantes que protegem o organismo contra os radicais livres, moléculas instáveis que circulam pelo corpo e danificam as células, podendo causar envelhecimento precoce, processos infamatórios e degenerativos, doenças cardiovasculares e até mesmo câncer.

Os antioxidantes neutralizam os radicais livres e anulam os seus efeitos nocivos sobre as células, contribuindo assim para a prevenção desses males.

Sistema imunológico e tireoide

A vitamina A desempenha um papel importante na produção do muco, que mantém as mucosas úmidas e saudáveis, além de participar na formação das células de defesa do organismo. Já a vitamina C atua na maturação dos linfócitos (glóbulos brancos), células de defesa que protegem contra micro-organismos invasores, corpos estranhos e células cancerígenas.

A cebola tem ainda o selênio, que também fortalece o sistema imunológico e ainda ajuda a equilibrar a produção hormonal da tireoide.

Saúde dos ossos

A cebola é uma boa fonte de cálcio e fósforo, minerais fundamentais para a formação e manutenção dos ossos e dentes. A falta desse micronutrientes deixam o esqueleto mais fraco, contribuindo para o desenvolvimento da osteoporose.

Sistema nervoso e metabolismo

A vitamina B1 (tiamina) atua no metabolismo dos carboidratos, estimula o apetite e favorece o funcionamento do sistema nervoso. Sem essa vitamina, a produção de energia pelas células fica gravemente comprometida, causando falta de apetite, depressão, fadiga, problemas neurológicos e Beribéri, uma doença que provoca paralisia e atrofia muscular.

Pele

A vitamina C atua na produção de colágeno, um tipo de tecido conjuntivo que melhora a firmeza e a consistência da pele, além de favorecer a cicatrização e proteger a pele do envelhecimento causado pelos radicais livres.

A vitamina A protege a pele dos raios UV do sol e reforça o efeito do bronzeado, estimulando a produção de melanina, o pigmento que dá cor à pele. Atua também na renovação da pele, além de ser outro poderoso antioxidante, com efeitos rejuvenescedores.

Já a vitamina B2 (riboflavina) previne o excesso de oleosidade, deixando a pele com um aspecto saudável.

Anemia

A cebola contém vitamina C, que aumenta a absorção do ferro presente nos outros alimentos, além de fornecer também alguma dose do mineral. O ferro é essencial para produzir hemoglobina, proteína que dá cor ao glóbulo vermelho e que tem o papel de transportar o oxigênio para os tecidos do corpo.