Cistite - Sintomas e Tratamento

A ardência na hora de urinar, a dor na bexiga e a necessidade de urinar várias vezes seguidas e com urgência é chamada de cistite. Os sinais são sintomas de que há alguma infecção ou inflamação na bexiga.

A cistite é causada por bactérias que não fazem qualquer mal ao intestino, mas provocam irritação e infecção quando chegam ao sistema urinário. Pode ser causada também por bacilos ou por fungos, principalmente em pacientes com baixa resistência.

Pode ter sintomas mais sérios, como febre, vômito e sangue na urina. Nesses casos existe uma infecção grave que precisa de cuidados imediatos.

Como Tratar a Cistite

O médico precisará receitar um antibiótico para combater a infecção e a bactéria. Um exame de urina poderá definir a origem do problema e apontar o melhor tratamento.

O medicamento não deve ser interrompido mesmo que desapareçam os sintomas, porque a bactéria ainda pode estar no organismo e provocar novamente o problema, ficando mais difícil a cura.

Como Previnir a Cistite

Tomar bastante líquido é uma das formas de prevenir a cistite. Uma boa higiene pessoal é fundamental, sobretudo do após a evacuação. As mulheres devem usar o papel higiênico passando da frente para trás, para evitar a passagem das bactérias, e lavar-se logo após.

Outra medida que pode ajudar as mulheres é o uso de calcinhas de algodão, que evitam a umidade que propicia o desenvolvimento de bactérias.