Barriga inchada e dura quase sempre é causada por gases intestinais e muitas vezes vem acompanhada de dores abdominais, mas também pode ser sinal de gravidez, menstruação ou mesmo doenças.
Causas de Barriga Inchada e Dura
Gases intestinais
Podem ser causados por determinados alimentos, ansiedade, prisão de ventre ou ainda intolerância à lactose.
Veja mais em Como Eliminar Gases Intestinais e Remédio Caseiro para Gases.
Prisão de ventre
Dieta pobre em fibras, falta de exercício físico, ansiedade, menstruação ou gravidez podem prender o intestino e deixar a barriga dura e inchada.
Veja também: Como Aliviar a Dor Abdominal Causada por Intestino Preso e O Que Comer em Caso de Intestino Preso?
Síndrome do intestino irritável
Esta doença provoca constipação ou diarreia logo a seguir as refeições, dores abdominais, gases e cólicas frequentes, além de deixar a barriga inchada.
Verminose
Os vermes deixam a barriga inchada, causando dores abdominais, náuseas, vômitos, fraqueza, diarreia, prisão de ventre, perda de peso e alteram o apetite, aumentando ou diminuindo o mesmo.
Veja mais sobre o assunto em: Sintomas de Verminose.
Menstruação
Nos dias que antecedem e também durante a menstruação é comum a barriga ficar dura e inchada devido à retenção de líquidos nessa fase.
Apendicite
O principal sintoma é uma dor abdominal muito forte do lado direito e que vai mudando de lugar ao passar das horas, com a barriga ficando mais inchada e dolorida, podendo também ser acompanhada de vômitos;
Gravidez
A barriga inchada e distendida no início da gravidez é provocada pela hormônio progesterona. Ele causa retenção de líquidos e diminui a atividade intestinal, favorecendo o acúmulo de gases.
Barriga inchada e dura pode ser gravidez
Barriga inchada e dura do umbigo para baixo, associada a alterações no tamanho dos seios, atraso da menstruação, náuseas, cólicas e desejos alimentares, pode ser sinal de que a mulher esteja grávida.
Como acabar com a barriga inchada e dura
- Evitar alimentos como feijão, repolho, brócolis, ervilha, ovo, batata, couve-flor, cebolas, carne de porco, doces, gorduras e bebidas como cerveja, leite e refrigerantes, mastigar devagar e evitar conversar durante as refeições;
- Beber pelo menos 2 litros de água por dia, ingerir alimentos ricos em fibras (verduras, alimentos integrais, frutas, aveia), praticar exercícios físicos e controlar a ansiedade e o stress;
- Em caso de suspeita de verminose, observar as presença de vermes nas fezes ou fazer um exame de fezes. O tratamento é feito por medicamentos vermífugos como Albendazol, Mebendazol ou Tiabendazol;
- Tomar chás diuréticos como o chá verde ou o chá de cavalinha para diminuir o inchaço durante a menstruação;
- Suspeitando-se de apendicite, procurar atendimento médico imediatamente.
Entenda mais sobre a barriga inchada e o que fazer no artigo Barriga inchada: Causas, Como Evitar e Como Tratar.