Como Acabar com o Estresse

O primeiro passo para acabar com o estresse no trabalho ou no dia a dia é identificar a sua fonte e encontrar maneiras de combater os seus sintomas com mudanças de atitude e pensamento, alimentando ações e emoções contrárias àquelas causadas pelo estresse. Algumas dicas anti-stress:

  • Identificar as causas: Feito isso, pode-se optar por superar o fator estressante, afastar-se dele ou conviver com ele. Enfrentar os problemas de frente ao invés de fugir deles constantemente é fundamental para acabar com o estresse;
  • Extravasar as emoções: Chorar, expressar sentimentos, gritar, aprender a dizer "não", dizer aquilo que se sente, são maneiras de liberar sentimentos de frustração e aliviar o stress;
  • Praticar exercícios físicos: Está comprovado que as pessoas que fazem exercícios regularmente são mais felizes e menos estressadas que as sedentárias. O exercício libera um hormônio que melhora o humor, aumentando a sensação de prazer e bem estar, melhora a qualidade do sono, além de ser uma forma de libertar a energia acumulada e estar consigo mesmo;
  • Organização: A organização das coisas ou do próprio tempo promove uma sensação de controle e paz interior. Seja arrumando a bagunça da casa ou fazendo uma lista para se lembrar das tarefas do dia a dia ou do trabalho, já são formas de organização que ajudam a acabar com o estresse;
  • Escolher alimentos saudáveis: Grãos integrais, proteínas, blueberry, salmão, amêndoa, são alimentos que de fato diminuem o stress, melhorando o humor. Evitar o excesso de cafeína que aumenta o nervosismo e a ansiedade;
  • Fazer massagens: As massagens são uma excelente forma de relaxar, acalmar a mente e aliviar o estresse do dia a dia;
  • Reservar tempo para si mesmo: Arranjar tempo para fazer coisas que se gosta e dão prazer como praticar um hobby, ler um livro, ouvir música, é uma excelente maneira de estimular sensações e emoções opostas àquelas causadas pelo estresse;
  • Dormir bem: Um sono reparador é uma forma natural do organismo reduzir o estresse. Os exercícios ajudam a dormir melhor, mas devem ser feitos até 3 horas antes de se deitar. Tomar um banho quente, evitar tomar café à noite, não ingerir muita bebida alcoólica e evitar fumar ajudam a dormir melhor.

Sintomas de Estresse

Sintomas Emocionais do Estresse

  • Irritabilidade;
  • Impaciência;
  • Ansiedade;
  • Insônia;
  • Depressão;
  • Falha de memória;
  • Dificuldade de concentração;
  • Tiques nervosos.

Sintomas Físicos do Estresse

  • Cansaço;
  • Dores nas costas e no pescoço;
  • Aumento da frequência cardíaca (batedeira);
  • Pressão alta;
  • Azia;
  • Diarreia;
  • Gastrite;
  • Úlcera;
  • Enjoo;
  • Coceiras pelo corpo;
  • Resfriados frequentes;
  • Boca seca.