Como aliviar o incômodo da Dentição dos bebês

Muitos bebês choram e babam quando os dentes estão rompendo. Todavia, contrariamente à crença popular, a dentição não provoca febre ou doença nos bebês. Uma dentição tardia ou precoce também não tem qualquer significado do ponto de vista médico.

Um bebê tem normalmente 20 dentes. Na maioria das vezes, os primeiros a aparecer são os dois da frente da maxila inferior, quando o bebê tem entre 5 e 10 meses de idade. Os últimos molares aparecem entre os 24 e os 30 meses.

Contudo, como cada bebê tem o seu ritmo de desenvolvimento próprio, os dentes podem romper antes ou depois daquelas idades.

Incômodos da dentição

Durante a dentição o bebê mostra com freqüência irritação. O incômodo pode levá-lo a acordar várias vezes durante a noite.

O ato de morder pode proporcionar alivio e facilita o rompimento dos dentes. Dê ao bebê uma argola de dentição ou um brinquedo macio e lavável para ele morder. Assegure-se de que estão fora do alcance do bebe todos os objetos afiados ou pequenos, que podem ser engolidos.

Se o bebe acordar durante a noite e não voltar a adormecer com facilidade, um gole d’água pode ajudar. Não lhe dê nada para comer; a ingestão de alimentos pode transformar-se rapidamente num hábito.

Existem à venda nas farmácias produtos que se aplicam nas gengivas para aliviar o incômodo da dentição. No entanto, esse tratamento pode provocar reações alérgicas em certos bebês. Um analgésico suave aliviará a dor.

Consulte um médico se suspeitar de que certos sintomas, como FEBRE e choro excessivo, possam ser causados por algo mais grave que a dentição.