Como Aliviar os Sintomas da TPM

Confira algumas formas de aliviar os sintomas físicos e emocionais da TPM:

  • Reduzir a ingestão de cafeína e álcool: A cafeína presente no café, chocolate, refrigerantes e chás aumenta a ansiedade e a instabilidade emocional. Já o álcool pode provocar dores de cabeça, fadiga e depressão;
  • Diminuir o sal nos alimentos: Ameniza a retenção de líquidos, diminuindo o inchaço, além de aliviar as dores de cabeça, dores no corpo e nas mamas;
  • Fazer drenagem linfática: Combate a retenção de líquidos e reduz o inchaço;
  • Comer alimentos ricos em cálcio: Ajuda a reduzir o inchaço e a variação de humor;
  • Dormir bem: É importante para diminuir a depressão, outro sintoma bastante comum da TPM. Um dica para melhorar o sono é não comer muito e evitar bebidas alcoólicas antes de deitar;
  • Fazer exercícios físicos: A atividade física ajuda a reduzir as cólicas menstruais e as dores do corpo, além de melhorar o humor. Além disso, eles liberam as endorfinas, substâncias produzidas no nosso organismo que são responsáveis pela sensação de bem estar;
  • Não ficar com fome: Comer a cada 3 horas e não pular nenhuma refeição para controlar a compulsão alimentar;
  • Aumentar o consumo de carboidratos complexos: Cereais, pães, massa e arroz integrais reduzem a fadiga e as variações de humor;
  • Comer alimentos ricos em ômega 3 e 6: Castanhas, nozes, sardinha, salmão, atum, sementes de linhaça são excelentes fontes desses nutrientes que melhoram o humor e combatem a depressão;
  • Fazer Acupuntura: Tem apresentado muitos benefícios, principalmente na redução do estresse e das cólicas menstruais;
  • Fazer Ioga, meditação, massagem: Ajudam na redução do estresse, diminuindo ansiedade e depressão.

Sintomas de TPM

Os sintomas mais comuns da TPM são:

  • Irritabilidade;
  • Agressividade;
  • Sensibilidade emocional;
  • Depressão;
  • Compulsão alimentar;
  • Inchaço;
  • Ansiedade;
  • Nervosismo.