Como Controlar a Vontade de Comer

Confira 7 dicas para controlar a vontade de comer compulsivamente e diminuir a ingestão de doces:

  1. Comer várias vezes ao dia: Essa medida reduz a fome ao longo do dia e diminui a vontade de comer doces, além de ajudar a reduzir as doses nas refeições principais. Recomenda-se fazer um lanche no meio da manhã e outro no meio da tarde;
  2. Manter-se hidratado: O organismo tende a confundir fome e sede, o que significa que uma boa hidratação ajuda a controlar a vontade de comer compulsivamente;
  3. Utilizar os temperos adequados: Alguns temperos podem ser utilizados para adoçar os alimentos naturalmente, o que ajuda a matar a vontade de comer doces. Canela, noz-moscada, cravo-da-índia, coentro e cardamomo são alguns desses temperos;
  4. Dar preferência a alimentos naturais: Os alimentos naturais são processados mais facilmente pelo organismo. Quanto menos aditivos e açúcar na alimentação, menos vontade de comer doces a pessoa também terá;
  5. Praticar exercícios físicos: A atividade física melhora o humor, o bem-estar geral e o sono, ajudando no controle da ansiedade que muitas vezes leva a pessoa a comer compulsivamente;
  6. Afastar-se das tentações: Evitar ter em casa alimentos ricos em açúcar;
  7. Ter cuidado com a falta de vitaminas: Vontade de comer doces compulsivamente pode ser sinal de carência de algumas vitaminas e nutrientes na alimentação, pois o corpo procura repor o que está em falta de todas as maneiras. Daí a importância em ter uma dieta balanceada, que contemple alimentos que forneçam todos os nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo. Suplementos vitamínicos também podem ser muito úteis nesses casos.