Como Controlar o Colesterol

A melhor forma de controlar o colesterol naturalmente é através de uma alimentação adequada, com alimentos pobres em gordura animal e ricos em fibras, além de exercícios físicos. O objetivo é baixar o LDL (colesterol ruim) e aumentar o HDL (colesterol bom).

Como Controlar o Colesterol com a Alimentação

  • Verduras e legumes devem estar incluídos no cardápio do almoço e jantar diariamente, pois são ricos em fibras que podem baixar os níveis de colesterol em até 15%;
  • Consumir leite e iogurte desnatados e queijos magros, como queijo branco (minas), ricota e cottage;
  • Comer carnes brancas como frango (sem pele) e peixe, pois são livres de colesterol;
  • A frutas devem ser consumidas com casca, sempre que possível;
  • Incluir sempre nas refeições uma porção de leguminosas (feijão, ervilha, lentilha ou grão de bico);
  • A sementes de linhaça são ricas em ômega 3 e 6, gorduras "boas" que ajudam a baixar o colesterol ruim (LDL), ajudando a controlar o colesterol;
  • Aumentar o consumo de aveia, que reduz o LDL colesterol;
  • A soja também contribui para a redução dos níveis do mau colesterol (LDL);
  • O azeite é rico em gorduras monoinsaturadas e por isso ajuda a controlar o colesterol.

Alimentos a Evitar para Controlar o Colesterol

  • Frituras;
  • Carne de porco;
  • Carne vermelha;
  • Embutidos;
  • Bacon;
  • Fígado, miúdos;
  • Creme de leite, manteiga, queijos amarelos;
  • Leite e derivados integrais.